
Da esq. p/ dir. Kobe, Kamakura e Izumo (PM)
A pesquisa sobre as cidades mais atrativas do Japão (mil cidades e vilas), a qual inclui também o ranking das 47 províncias, de 2025, é a maior do país, destinada a avaliar minuciosamente a força da “marca” de cada uma delas.
Iniciada em 2006 e realizada anualmente, esta é sua 20ª edição. O estudo avalia as cidades em termos de atratividade, reconhecimento, contato com informações, imagem regional (em 14 categorias como história, cultura e outras), reconhecimento de conteúdos regionais, aspecto do turismo, desejo de residência, desejo de compra de produtos, avaliação de recursos regionais, entre outros.
No total, são 90 itens que permitem uma análise abrangente da situação atual de cada cidade e província.
Artigos relacionados
A província mais atrativa do país foi, mais uma vez, Hokkaido, que se mantém no topo por 17 anos consecutivos. No entanto, Kanagawa surpreendeu ao alcançar pela primeira vez a 4ª posição no histórico da pesquisa, empurrando Tóquio para o 5º lugar.
Nas cidades, destaca-se a ascensão de Kamakura (Kanagawa). Mesmo com algumas quedas, o ranking geral evidencia grandes mudanças, especialmente na região de Kansai, onde Osaka, durante a realização da Expo 2025, caiu uma posição, enquanto Nara e Hyogo subiram no ranking.
Veja o ranking das 50 cidades mais atrativas. Se tem algumas delas que não conhece, a sugestão é incluí-las nos seus destinos de viagem para desfrutar do que cada uma oferece de melhor, seja em termos de turismo como de gastronomia, arte, cultura ou história.



Fonte: divulgação







