
Dupla de tufões (AMJ)
Um novo tufão se formou sobre o Oceano Pacífico ao sul do país, na noite de quarta-feira (8), informou a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Nomeado Nakri, com 1.002 hPa de pressão atmosférica central, está se movendo rapidamente ao norte do Japão. O fenômeno climático segue em direção noroeste, podendo assolar a Ilha Daito (Okinawa) e Amami (Kagoshima), alterando posteriormente sua rota para o leste durante o fim de semana prolongado no sul do arquipélago principal.
Recomenda-se acompanhar atentamente as informações meteorológicas sobre o 23º tufão do ano.
Artigos relacionados
Enquanto isso, o tufão extremamente forte, Halong, o 22º do ano, categorizado como extremamente forte, está próximo de Aogashima (Tóquio), e embora não toque o solo das regiões Kinki, Tokai e Kanto, é preciso cuidado com a forte ventania na quinta-feira (9).
Nakri avança ao longo da borda de uma área de alta pressão ao sul do Japão. Com base em previsões futuras, espera-se que ele continue para noroeste, próximo à Ilha Daito na sexta-feira (10), e em torno de Kagoshima e Amami no sábado (11), antes de virar para o leste.
A diversidade nas previsões de rota, tempo e força, resultante de várias simulações computacionais, cria uma situação de grande incerteza na previsão do mais recente tufão.
Desde o tufão 22, o Halong, que se formou em 5 deste mês, Nakri é o terceiro a surgir em um outubro, mês em que a média é 3,4.
Nakri é um nome proposto pelo Camboja, inspirado em flores.

Possíveis cursos dos 2 tufões (Yahoo!)
Fontes: AMJ, ANN, Yahoo! e WeatherNews







