
Trionda: conheça a bola da Copa de 2026 com design trilateral e tecnologia (divulgação/FIFA)
A FIFA revelou oficialmente a Trionda, bola oficial da Copa do Mundo de 2026, que traz um design inovador com referências culturais dos três países que sediarão o torneio: Estados Unidos, México e Canadá.
Desenvolvida pela fabricante alemã Adidas, que tem sido responsável pelas bolas oficiais da Copa desde 1970, a Trionda é um marco de tecnologia e design.
“Estou encantado e orgulhoso em apresentar a Trionda”, declarou Gianni Infantino, presidente da FIFA, durante o evento de lançamento realizado em Nova Iorque na última quinta-feira (2).
Artigos relacionados
O nome e o design da bola foram inspirados na competição, a primeira a ser organizada por três países e contará com 48 equipes. As cores vermelho, azul e verde representam cada um dos anfitriões.
Os símbolos nacionais também estão presentes: folhas de bordo do Canadá, a águia do México e estrelas dos Estados Unidos, com um triângulo simbolizando a união entre as nações.
Menos visíveis, mas não menos importantes, estão as inovações tecnológicas da Trionda. A bola possui costuras profundas para proporcionar “estabilidade ideal durante o voo” e ícones em relevo que melhoram a aderência em condições úmidas ou chuvosas.
Além disso, um chip com sensor de movimento enviará dados sobre o movimento da bola para o sistema de árbitro assistente de vídeo (VAR).
Este lançamento é mais um passo na contagem regressiva para a Copa do Mundo que ocorrerá de 11 de junho a 19 de julho do próximo ano na América do Norte.
A FIFA já iniciou os procedimentos para a venda de ingressos online em fases, com mais de 4,5 milhões de fãs de 216 países e territórios participando do sorteio de pré-venda. O sorteio do torneio será realizado em Washington no dia 5 de dezembro.
Fonte: JT







