
Iluminação caindo da igreja, loja McDonald’s destruída e um hotel em Cebu com paredes que descolaram (redes sociais)
Ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar de 7,0 nas Filipinas, às 23h de terça-feira (30), no horário de Tóquio, segundo informação da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
O epicentro foi na costa filipina, a 17 km de Bogo (Cebu), uma cidade costeira com cerca de 90 mil habitantes. Foi a uma profundidade rasa de até 10 km. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a magnitude do terremoto mais forte desses dois dias foi calculada em 6,9.

O ponto em laranja indica o epicentro e os traços em azul, a área afetada pelo tremor (USGS)
Artigos relacionados
A AMJ descartou a possibilidade de tsunami no Japão. O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs) emitiu um alerta de tsunami e aconselhou as pessoas a se manterem afastadas do litoral de Cebu e das províncias vizinhas de Leyte e Biliran devido a possíveis ondas de até 1 metro. Mais tarde, o alerta foi suspenso.
Vítimas do forte terremoto: 17 mortos e inúmeros feridos
Segundo o jornal Manila Times, foi realizada evacuação em massa e observados diversos danos nas infraestruturas. O tremor intenso danificou paredes de concreto de casas e um quartel de bombeiros, cortou a energia elétrica da cidade e causou rachaduras profundas nas estradas de asfalto. Até a manhã de quarta-feira, 17 pessoas morreram após o forte evento sísmico, sendo 4 crianças. Há muitos feridos, incluindo bombeiros, pois um muro de concreto do quartel desabou.

Seta mostra o epicentro do terremoto de 6,9 e outros pontos são de outros sismos, as réplicas (USGS)
O terremoto ocorreu durante uma partida de basquete no Complexo Esportivo e Centro Recreativo de San Remigio, onde alguns espectadores ficaram presos sob os destroços enquanto tentavam fugir.
Autoridades de San Remigio recomendaram declarar Estado de Calamidade para acelerar os esforços de socorro, mobilizar recursos e garantir a segurança dos moradores.
Tufão deixou marcas: 27 mortos
Após esse forte terremoto, até as 7h de quarta-feira (1.º) já ocorreram 6 réplicas, na faixa de magnitude 5.
As províncias centrais das Filipinas ainda se recuperam de uma forte tempestade causada pelo tufão que assolou o país na sexta-feira, deixando pelo menos 27 mortos, a maioria devido a afogamentos e quedas de árvores, além de interromper o fornecimento de energia em cidades e vilas inteiras e forçar a evacuação de dezenas de milhares de pessoas.
Assista aos vídeos em posts no X.
🚨A magnitude 6.9 #earthquake destroyed a #Catholic church in the Philippines, according to media reports.
The tremors were felt most strongly on the island of #Cebu.
There are no casualty reports yet. Footage is being shared on social media. pic.twitter.com/FBkGiA4277
— News.Az (@news_az) September 30, 2025
HAPPENING NOW : Alarm sounding as flooding strikes Cebu City, Philippines, just an hour after the M6.9 earthquake. Multiple casualties reported. Heavy rain has continued through the night into the early hours of October 1 and is still ongoing as of 3 a.m.
📍 Cebu, Philippines. pic.twitter.com/P6CvGT1iOq
— Weather Monitor (@WeatherMonitors) September 30, 2025
Fontes: JNN, USGS e The Manila Times







