
As Filipinas foram atingidas por um terremoto de 7.4, com potencial para tsunami (JMA)
Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o litoral ao sul das Filipinas na manhã desta sexta-feira (10), com potencial para causar um tsunami perigoso nas áreas próximas.
O Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas informou que são esperados danos e réplicas após o sismo, que teve seu epicentro a cerca de 62Km a sudeste da cidade de Manay, em Davao Oriental, decorrente do movimento em uma falha a uma profundidade de 10Km.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, localizado em Honolulu, destacou que ondas perigosas podem se formar num raio de 300Km do epicentro.
Artigos relacionados
Segundo o centro, existem chances de ondas alcançarem até 3m acima das marés normais em algumas costas das Filipinas próximas ao epicentro, enquanto ondas menores podem ocorrer na Indonésia e em Palau.
As Filipinas ainda estão em fase de recuperação de um terremoto ocorrido em 30 de setembro, que apresentou magnitude de 6,9 e resultou na morte de pelo menos 74 pessoas, além de deslocar milhares de pessoas na província central de Cebu, especialmente na cidade de Bogo e localidades vizinhas.
Reconhecido como um dos países mais propensos a desastres naturais, as Filipinas frequentemente enfrentam terremotos e erupções vulcânicas devido à sua localização no “Círculo de Fogo” do Pacífico, um arco de falhas sísmicas ao redor do oceano.
Ademais, o arquipélago costuma ser atingido por cerca de 20 tufões e tempestades anualmente, tornando a resposta a desastres uma tarefa fundamental para o governo e organizações de voluntariado.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou que o terremoto nas Filipinas pode causar mudanças leves na maré ao longo das costas do arquipélago japonês e acrescentou que não preocupações no Japão com danos decorrentes desse tremor.
Fonte: AP, NHK







