
Estabelecimento comercial de Hachiojima destruído pelos ventos do Halong, o 22º do ano (ANN)
O tufão Nakri, o 23º do ano, classificado como forte, está se aproximando das Ilhas Izu (Tóquio) e deve alcançar a área na segunda-feira (13, feriado nacional do Dia do Esporte.
O fenômeno natural já está trazendo chuvas pesadas e deve intensificar ao longo do dia, com ventos que podem atingir instantaneamente 50 metros por segundo (111 km/h). Para ter uma ideia da força de um vento nessa velocidade, pode derrubar postes de eletricidade, árvores, caminhão e causar danos a edifícios.
Autoridades alertam para o perigo de deslizamentos, inundações e ondas altas causados pela aproximação do tufão, recomendando os moradores a se deslocarem para edifícios seguros enquanto ainda houver luz do dia. O tufão, que está a cerca de 190 quilômetros a sudoeste de Aogashima, avança a uma velocidade de 30 quilômetros por hora em direção nordeste.
Artigos relacionados
O cenário é grave, pois recentemente o tufão 22 passou pela região, causando danos a Hachijojima. Na área sul da ilha, no distrito de Sueyoshi, ocorreram deslizamentos atingindo inclusive abrigos de evacuação, onde moradores ficaram cobertos de lama. Apesar do susto, felizmente, as 19 pessoas que estavam no abrigo naquela ocasião conseguiram escapar ilesas.

Deslizamento na ilha (ANN)
Em casos como o de um morador, que presenciou um deslizamento ainda nas primeiras horas da manhã, a prontidão para ajudar foi essencial: “Quando percebi o deslizamento, ajudei uma idosa de cerca de 90 anos a evacuar rapidamente, e em menos de 20 segundos, a lama já atingia a altura da nossa cintura”.
Imagens captadas no caminho para o abrigo mostram estradas desmoronadas com veículos caídos, destacando também a força deste evento natural.

Imagem ampliada do curso do Nakri (AMJ)
Fontes: AMJ, ANN e Yahoo!







