
O governo em Akita busca auxílio das Forças de Autodefesa para gerenciar a situação (imagem ilustrativa/PM)
O governador da província de Akita, Kenta Suzuki, anunciou no domingo (26) que pretende solicitar ao Ministério da Defesa o envio das Forças de Autodefesa para controlar a população de ursos na região, visto que ataques a moradores locais continuam a aumentar em número e gravidade.
Em uma publicação em sua conta no Instagram, Suzuki afirmou que os ataques de ursos “já não estão em um nível que possa ser gerenciado pelos governos provincial e municipal. O grau de cansaço entre os funcionários locais está próximo do limite”.
Suzuki observou que não há legislação que preveja o envio das Forças de Autodefesa para abate de ursos e destacou que tal operação não seria alcançada com a mesma facilidade com que são realizadas operações de resgate em desastres.
Artigos relacionados
Até o último domingo, 54 pessoas foram feridas ou mortas por ursos em Akita este ano, um número significativamente maior do que as 11 ocorrências do ano anterior.
Os ataques deste ano já resultaram na morte de uma mulher de 73 anos, residente em uma instituição para pessoas com deficiência em Kita-Akita, e de um homem de 38, em Higashi-Naruse.
Preocupação entre os residentes
Além disso, o número de avistamentos de ursos disparou em 2023, com 8.044 registros apenas este ano, comparado a um total de 1.390 em todo o ano passado.
No domingo, uma idosa de 85 anos foi atacada enquanto lavava rabanetes em sua residência em Kazuno, sofrendo ferimentos na cabeça após ser surpreendida por um urso de aproximadamente 1,2m.
Em Akita, há crescente preocupação entre os residentes, especialmente após múltiplos avistamentos de um urso na região central, próximo ao Parque Senshu, levando as autoridades a restringirem o acesso ao local.
Fonte: JN







