
Linha de produção em Manaus (reprodução)
A Honda Motor do Brasil anunciou um investimento de R$ 1,6 bilhão (44,26 bilhões de ienes) em suas operações de motos no país, a ser realizado até 2029.
O aporte faz parte da estratégia da empresa para fortalecer sua liderança no mercado, que é impulsionado pela crescente demanda por soluções de mobilidade ágeis e econômicas, principalmente na demanda para delivery.
O plano de investimento está centrado na fábrica de Manaus (AM), a unidade de produção de motos mais verticalizada do grupo Honda no mundo, e visa três pilares principais.
Artigos relacionados
1. Honda expande capacidade produtiva e geração de empregos
A capacidade produtiva da fábrica de Manaus será ampliada para 1,6 milhão de unidades por ano a partir de 2026, por meio da adição de novas linhas de produção e introdução de equipamentos de alta tecnologia.
A expansão resultará na criação de cerca de 350 novos empregos para dar suporte ao aumento da produção.
O investimento da Honda também será direcionado à otimização de processos, melhoria do fluxo logístico interno e aprimoramento do ambiente de trabalho para garantir competitividade, qualidade e sustentabilidade.
2. Honda lança 7 novos modelos
Na ampliação do portfólio, serão lançados novos produtos no mercado brasileiro, incluindo modelos inéditos e versões atualizadas dos já consagrados.
Os lançamentos reforçam o compromisso com a inovação, oferecendo motocicletas mais econômicas e ambientalmente responsáveis, com motores eficientes, recursos de segurança aprimorados e maior conectividade.
A Honda consolida sua posição como a marca com o maior portfólio de motos no Brasil, com 20 modelos produzidos localmente e 7 importados, abrangendo cilindradas de 110cc a 1.800cc. A montadora exporta para 17 países, incluindo Estados Unidos, Austrália e México.
3. Compromisso local e sustentabilidade
Arata Ichinose, presidente da Honda Motor na América do Sul, afirmou que o novo ciclo de investimentos “reforça nossa confiança no país, nos parceiros de negócios e no mercado nacional” e visa preparar as operações para continuar crescendo e gerando empregos.
A Honda reitera seu papel no desenvolvimento sustentável da Zona Franca de Manaus, onde já emprega mais de 9 mil trabalhadores diretos, contribuindo para a geração de renda, capacitação de mão de obra e preservação ambiental.
A fábrica de Manaus utiliza 100% de fontes de energia limpa para suas necessidades elétricas e mantém diversas iniciativas de ecoeficiência.
O investimento em inovações de segurança nos produtos e a promoção de atividades educativas através dos Centros de Educação de Trânsito Honda (CETH) continuam sendo um compromisso central.
Este anúncio marca o início das preparações para a celebração dos 50 anos de produção de motocicletas da Honda no Brasil, a ser comemorada em 2026. Desde o início das operações em Manaus em 1976, a montadora já produziu mais de 31 milhões de unidades.

Um dos 7 modelos do lançamento (reprodução)
Fontes: divulgação, Logi Today e Nikkan







