
Homem de 70 anos foi encontrado morto após ataque de urso em Iwate. A vítima estava desaparecida desde 8 de outubro (imagem ilustrativa/PM)
Um homem foi encontrado morto após ter sido atacado por um urso enquanto colhia cogumelos em uma floresta na província de Iwate.
A vítima, de 70 anos, foi declarada desaparecida em 8 de outubro após entrar na floresta, e o homem foi encontrado com a cabeça separada do corpo, o que levou as autoridades a acreditarem que o ataque foi cometido por um urso.
Este trágico incidente é o mais recente em uma série de confrontos suspeitos com ursos no país.
Artigos relacionados
Esta semana, o corpo de outro homem na mesma faixa etária foi encontrado na mesma região, e a polícia suspeita que ele também tenha sido atacado por um urso, dada a presença de marcas de arranhões.
Nos últimos anos, a presença de ursos selvagens no Japão tem aumentado mesmo em áreas residenciais devido a fatores como a diminuição da população humana e as mudanças climáticas.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente do Japão, o número oficial de mortes por ataques de ursos subiu para seis no ano fiscal iniciado em abril de 2025, igualando o recorde de 2023.
Se os ataques suspeitos da última semana forem confirmados como provocados por ursos, isso estabeleceria um novo recorde anual de fatalidades.
Na província de Nagano, o corpo de um homem de 78 anos com múltiplas marcas de garras foi encontrado no dia 4 de outubro e a polícia suspeita fortemente de um ataque de urso.
De abril a setembro, 103 pessoas em todo o país sofreram ferimentos causados por ursos. Em 7 de outubro, um urso agitado percorreu os corredores de um supermercado em Gunma, ferindo dois homens e assustando os clientes.
Recentemente, um turista espanhol foi atacado por um urso em um ponto de ônibus na pitoresca aldeia de Shirakawa-go (Gifu).
Entre os casos fatais confirmados mais recentes, está uma mulher de 70 anos que morreu na semana passada enquanto colhia cogumelos na província de Miyagi com três amigos, um dos quais ainda está desaparecido.
Em agosto, um jovem na faixa dos 20 anos morreu após ser atacado por um urso e arrastado para uma floresta.
Ele tentou lutar contra o grande animal, mas foi levado para a mata próxima, com as pernas sangrando, segundo veículos de mídia locais.
Fonte: DM







