
Painel do mercado no fim do dia (NHK)
O mercado de câmbio de Tóquio registrou uma queda acentuada da moeda japonesa, chegando à faixa de 150 ienes por dólar pela primeira vez em cerca de dois meses, desde agosto deste ano, na segunda-feira (6).
À medida que se aproxima a data da definição do novo primeiro-ministro do Japão, com alta possibilidade de ser Sanae Takaichi, as especulações indicam que será mais difícil para o Banco do Japão (BOJ) promover aumento das taxas de juros com as condições monetárias acomodatícias no futuro.
No fechamento do mercado, a moeda japonesa foi negociada a 2,61 ienes em comparação com o último fim de semana, entre 150,1 e 150,3 ienes por dólar, mostrando o fortalecimento da moeda americana.
Artigos relacionados
Além disso, em relação ao euro, o iene foi negociado na faixa entre 174,95 e 174,99.
“O iene caiu acentuadamente em relação ao dólar e ao euro em resposta à possível eleição de Takaichi. Há também algumas opiniões de que a nova primeira-ministra poderá adotar uma política fiscal agressiva, e a direção da mesma está atraindo a atenção dos investidores, pois também pode afetar as tendências das taxas de juros no mercado de títulos e os movimentos da taxa de câmbio”, analisou um expert do mercado.
A bolsa de valores continou quente ao longo do dia, fechando com um valor recorde do índice Nikkei: ¥47.944,76.
Em contrapartida, no Brasil, o real está fortalecido frente ao dólar. Nas primeiras horas de terça-feira (7) a cotação era de 5,31.
Para transferir o valor de um salário mínimo – 1.804 reais – para seus familiares, são necessários ¥51.031 (6h30 de terça-feira), mais taxa.
Fonte: NHK







