
Foto ilustrativa (PM)
A Imigração de Tóquio anunciou na quarta-feira (22) que deteve por engano um estrangeiro com visto de residência válido, sob suspeita de violação da Lei de Imigração por permanência ilegal. E, o pior, ficou detido por 6 dias.
Segundo a divulgação oficial, a Imigração de Tóquio identificou erroneamente um estrangeiro que estava com um pedido de renovação do visto em andamento, como um residente indocumentado, em 15 deste mês.
A detenção foi realizada com base em um mandado de custódia. O erro se tornou evidente somente em 20 deste mês, depois que um conhecido do estrangeiro fez contato com a Imigração questionando sobre a solicitação de renovação do visto ainda pendente.
Artigos relacionados
A investigação revelou que, durante o período de validade do pedido, o estrangeiro manteve um status especial que lhe permitia permanecer no país por até dois meses após o vencimento original do visto. Este pedido havia sido feito em setembro, mas o funcionário responsável não atualizou os dados de forma adequada no sistema interno, por isso a informação não foi compartilhada.
A Seção de Assuntos Gerais da sucursal da Agência de Imigração afirmou: “Compartilharemos informações e verificaremos minuciosamente o status de residência e se os pedidos de autorização para a renovação foram feitos ou não, a fim de evitar que isso aconteça novamente”.
Os detalhes sobre o nome, a nacionalidade, gênero, especificidades do visto ou envolvidos na detenção não foram divulgados.
Fonte: Yomiuri







