
Mercado japonês de kei cars pode impulsionar vendas da BYD (YouTube/TBS)
O Japan Mobility Show começou na quarta-feira (29), com as principais montadoras, bem como participantes não tradicionais, exibindo seus mais recentes modelos de veículos elétricos que devem estrear no Japão, onde os VEs a bateria ainda são um nicho.
Mas uma montadora está gerando muita atenção: a BYD da China , a maior fabricante de VEs do mundo , com seu modelo de veículo leve (kei jidosha) elétrico para o mercado japonês.
Durante uma prévia para a imprensa do bienal Japan Mobility Show na quarta-feira, executivos da BYD enfatizaram que a empresa está “totalmente comprometida” com o mercado japonês e introduziram novos modelos — incluindo o kei Racco, com lançamento previsto para o próximo verão — para conquistar os corações dos consumidores japoneses.
Artigos relacionados
“Desenvolvemos o Racco para atender aos padrões de veículos ‘kei’ do Japão e este é o primeiro modelo exclusivo da BYD para o exterior”, disse Atsuki Tofukuji, presidente da BYD Auto Japan.
Ele acrescentou que a BYD desenvolveu mais de 100 protótipos do Racco e agora está realizando vários testes para prepará-lo para a estreia. Detalhes, incluindo preço, não foram divulgados.
A BYD, que começou a vender veículos de passageiros no Japão em 2023, tem enfrentado tempos difíceis no país, onde os fabricantes domésticos dominam.
Até o mês passado, a BYD havia vendido um total de cerca de 7,1 mil veículos desde 2023.
O mercado japonês não é fácil
Tradicionalmente, muitas montadoras estrangeiras, incluindo gigantes automobilísticos dos EUA, têm lutado para conquistar o mercado japonês.
“Se o preço e as especificações forem atraentes, com serviços abrangentes, é bem possível que os veículos kei da BYD possam ser populares”, disse Yasushi Yokoyama , analista sênior da Aizawa Securities.
Menores que os carros de tamanho padrão, os veículos leves — conhecidos como “kei cars” no Japão — formam uma categoria própria.
Eles são geralmente mais baratos e seus custos de manutenção são menores do que os carros de tamanho padrão, e representaram cerca de 36% das vendas totais de carros novos no Japão no ano fiscal de 2024.
Fonte: JT







