
Japão libera pílula contraceptiva de emergência sem receita (imagem ilustrativa/PM)
O Ministério da Saúde do Japão aprovou a venda sem prescrição da pílula contraceptiva de emergência Norlevo, desenvolvida pela Aska Pharmaceutical, anunciou a empresa na segunda-feira (20).
É a primeira vez que uma pílula contraceptiva de emergência (ou pílula do dia seguinte) é aprovada para venda sem receita no país. Espera-se que o medicamento esteja disponível já neste ano fiscal, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.
A Norlevo é eficaz em prevenir a gravidez indesejada em cerca de 80% dos casos, se tomada dentro de 72 horas após a relação sexual. Não haverá limite de idade, e não será necessário o consentimento dos pais.
Artigos relacionados
Para garantir a segurança, aqueles que comprarem o medicamento deverão tomá-lo na presença de um farmacêutico treinado. Anteriormente, era necessário um exame médico e prescrição para obter pílulas do dia seguinte no Japão.
Em junho de 2024, a Aska solicitou a aprovação do ministério para que o medicamento fosse disponibilizado para venda livre. Em agosto deste ano, um painel do ministério concordou em aprovar a pílula para venda sem prescrição.
Fonte: JT







