
Aeroporto de Tashkent será o maior da Ásia Central (imagem ilustrativa/PM)
A Sojitz Corporation, do Japão, está se preparando para lançar um dos projetos de infraestrutura mais ambiciosos da Ásia Central: a construção de um novo aeroporto internacional em Tashkent, no Uzbequistão.
Segundo o Express Asia, a construção começará em 2025 e deverá ser concluída até 2028, com um custo total estimado em US$1 bilhão.
O aeroporto será desenvolvido por meio de uma parceria público-privada com a Vision Invest da Arábia Saudita. A projeção é que o investimento japonês atinja várias centenas de milhões de dólares.
Artigos relacionados
Uma vez finalizado, o aeroporto terá capacidade para até 20 milhões de passageiros anualmente e suportará mais de 40 decolagens e pousos por hora, tornando-se o maior hub de aviação da Ásia Central.
Impulsionado pelo crescimento consistente do PIB, em torno de 6% ao ano, o Uzbequistão continua a atrair investimentos japoneses, reforçados por políticas fiscais favoráveis e uma alíquota de imposto corporativo de 15%.
O número de empresas japonesas operando no país dobrou nos últimos cinco anos, chegando a 54.
Entre elas, a Toyota Tsusho, por meio da Eurus Energy Holdings, está desenvolvendo um projeto de energia eólica de 500 MW, enquanto a Marubeni colabora com empresas dos Emirados Árabes em uma instalação de tratamento de águas residuais.
Fonte: TCA







