
Foto dos suprimentos (Exército filipino via NHK)
A Força Aérea de Autodefesa do Japão transportou suprimentos de emergência para Cebu, nas Filipinas, na quinta-feira (9), como medida de apoio após o desastre causado pelo forte terremoto ocorrido no final de setembro, onde morreram 68 pessoas.
A ação ocorreu como parte de um treinamento conjunto com o exército filipino e sob a aplicação do “acordo de facilitação”, que prevê o fortalecimento da cooperação na área de segurança entre as duas nações.
Japão e Filipinas estabeleceram esse acordo em setembro, visando simplificar processos de entrada e saída para treinamentos conjuntos entre a Força de Autodefesa e o exército filipino, com fins de fortalecimento da cooperação na área de segurança.
Artigos relacionados
A missão de transporte, que teve início em 7 deste mês, nas Filipinas, marcou a primeira aplicação em treinamentos conjuntos, permitindo que a Força Aérea de Autodefesa japonesa enviasse suprimentos de socorro para vítimas do terremoto de 30 de setembro ao longo da turística ilha de Cebu.
A operação contou com o transporte de água potável das bases militares em Leyte para a base em Cebu.
As autoridades filipinas expressaram sua gratidão em um comunicado, afirmando que “a assistência humanitária do governo japonês às áreas afetadas pelo terremoto em Cebu demonstra como o ‘acordo de facilitação’ pode beneficiar diretamente o povo filipino em resposta a crises imediatas”.
Com a aplicação do acordo, busca-se fortalecer os laços e a colaboração entre os dois países.

Destruição causada pelo forte terremoto em Cebu (NHK)
Fonte: NHK







