
Ishiba renuncia e PLD escolhe novo líder em outubro (ilustrativa/banco de imagens)
O governo e o Partido Liberal Democrata estão se organizando para convocar uma sessão parlamentar extraordinária possivelmente em 15 de outubro para escolher o sucessor, ou sucessora, do primeiro-ministro Shigeru Ishiba, disse um alto oficial na quarta-feira (1º).
É provável que a Dieta (Parlamento) eleja o novo primeiro-ministro no mesmo dia, abrindo caminho para o lançamento de um novo Gabinete. O próximo líder do Japão provavelmente será o vencedor da corrida pela liderança do governante Partido Liberal Democrático a ser realizada no sábado (4).
A coligação governamental do PLD e seu parceiro menor, o Komeito, perdeu sua maioria em ambas as câmaras do parlamento. Mas eles ainda são a maior força enquanto partidos da oposição ainda precisam se unificar atrás de um candidato conjunto.
Artigos relacionados
A corrida pela liderança do PLD está ocorrendo enquanto Ishiba decidiu renunciar como líder do partido para assumir responsabilidade após problemas em eleições nacionais desde que se tornou primeiro-ministro em outubro do ano passado.
Cinco políticos do PLD estão disputando a liderança, incluindo o ministro da Agricultura Shinjiro Koizumi, a ex-ministra de Assuntos Internos Sanae Takaichi e o secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi.
Fonte: JT







