
Ataques de ursos têm sido mais frequentes no Japão (ilustrativa/banco de imagens)
Uma mulher morreu e outra está desaparecida no norte do Japão após serem atacadas por um urso enquanto colhiam cogumelos, disseram polícia e mídia local no sábado (4).
Cada vez mais ursos selvagens têm sido vistos no Japão nos últimos anos, até mesmo em áreas residenciais, devido a fatores como a diminuição da população humana e as mudanças climáticas.
“Foi confirmado que uma mulher morreu outra ainda está desaparecida”, disse um oficial de polícia em Miyagi à AFP.
Artigos relacionados
Quatro pessoas, incluindo as duas mulheres na faixa dos 70 anos, estavam colhendo cogumelos em uma montanha na sexta-feira, segundo a polícia.
Enquanto as autoridades ainda investigam a causa da morte, a mídia local informou que um membro do grupo ligou para a polícia dizendo que a mulher foi atacada por um urso.
A emissora pública NHK relatou que a polícia acredita que ela foi atacada pelo animal com base nos ferimentos em seu corpo.
Separadamente, o corpo de um homem de 78 anos com diversas marcas de garras foi encontrado em Nagano. A polícia acredita que ele foi morto por um urso, diz o relatório.
No mês passado, o Japão flexibilizou as regras de armas, facilitando o uso de rifles por caçadores em áreas urbanas após o aumento dos ataques de ursos.
Segundo a NHK, 69 pessoas em todo o país sofreram ferimentos causados por ursos, cinco destas resultando em morte entre abril e agosto deste ano.
Dados do governo mostram que até março de 2025, 85 pessoas foram atacadas por ursos, com três mortes. No ano anterior, houve 219 ataques e seis mortes.
Fonte: JT







