Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Objetos desconhecidos sobrevoam usina nuclear no Japão

| Sociedade

Três objetos brilhantes foram avistados sobrevoando uma usina nuclear na província de Saga, gerando alerta. A operadora Kyushu Electric investiga o incidente, que inicialmente foi reportado como possível invasão por drones.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
objeto usina 10 out 2025 destaque

Usina nuclear japonesa alerta sobre objetos misteriosos no céu (imagem ilustrativa/PM)

Três objetos brilhantes foram observados sobrevoando um complexo nuclear no sudoeste do Japão em julho, circulando pelas instalações e se aproximando de reatores em descomissionamento, segundo um mapa de rastreamento de voo.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O mapa, criado pela Kyushu Electric Power Co, operadora da Usina Nuclear de Genkai em Saga, estima a trajetória de voo dos objetos não identificados com base em relatos de guardas de segurança perto do portão principal na época. O mapa foi apresentado à Autoridade de Regulação Nuclear.

Notando que os guardas de segurança ouviram sons de motor, os objetos foram inicialmente relatados pela Kyushu Electric como drones à supervisão nuclear, mas permanecem não identificados.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Hideyuki Fukuda, chefe da polícia provincial de Saga, informou em setembro que, embora a possibilidade de que as luzes fossem drones não possa ser completamente descartada, entrevistas com indivíduos relevantes e análises de imagens de câmeras de segurança próximas sugerem que eram “altamente prováveis” de ter vindo de aeronaves.

Ainda não se sabe o que ocorreu

Isao Itabashi, chefe do Conselho de Política Pública e especialista em gestão de crises, afirmou que, sem evidências ou fotos, “o problema é que ainda não sabemos o que realmente aconteceu”.

De acordo com o mapa, as três luzes foram avistadas por volta das 21h no dia 26 de julho no escritório de segurança do portão principal do complexo nuclear.

Elas voaram no sentido horário em um padrão elíptico por cerca de 1Km, movendo-se de nordeste a sudoeste, e chegaram a entrar nas instalações, passando aproximadamente 50m a sudeste dos reatores n° 1 e 2.

Às 21h56, o incidente foi relatado pela Kyushu Electric à autoridade nuclear, considerando-o uma possível intrusão ou ataque à usina. Com base nas informações recebidas, a supervisão inicialmente emitiu um aviso de emergência afirmando que “três drones estão em voo”, mas posteriormente corrigiu para “três luzes”.

Nenhum drone foi encontrado na área, e não há filmagens claras

A Kyushu Electric revisou seus procedimentos para que os guardas de segurança possam levar câmeras do escritório para capturar objetos suspeitos em caso de emergência.

A empresa também planeja aumentar seu estoque de equipamentos, incluindo binóculos e visores noturnos, enquanto a polícia provincial considera treinamento para responder a voos de drones à noite.

Fonte: JT


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo