
Estudo da OMS revela que mais de 100 milhões usam vapes, incluindo 15 milhões de jovens (imagem ilustrativa/PM)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta na segunda-feira (6) em relação ao número crescente de jovens que estão usando cigarros eletrônicos, descrevendo a situação como uma nova onda “alarmante” de vício em nicotina.
Segundo a OMS, as crianças são, em média, nove vezes mais propensas a usar vaporizadores do que os adultos, nos países onde há dados disponíveis.
A agência de saúde da ONU afirmou que a indústria está promovendo os vapes como produtos supostamente menos nocivos que os cigarros tradicionais, mas na realidade está direcionando esses produtos de maneira agressiva aos jovens, levando crianças a se viciarem.
Artigos relacionados
Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas estejam utilizando vapes, com a OMS relatando que este é o primeiro levantamento global sobre o uso de cigarros eletrônicos. “Os números são alarmantes”, declarou a agência.
Este número inclui pelo menos 86 milhões de adultos, em sua maioria oriundos de países de alta renda, e pelo menos 15 milhões de jovens com idades entre 13 a 15 anos.
“Os cigarros eletrônicos estão gerando uma nova onda de vício em nicotina,” comentou Etienne Krug, diretor de determinantes da saúde, promoção e prevenção da OMS, em uma declaração oficial. “Eles são vendidos como redução de danos, mas na realidade, estão levando jovens a se viciarem em nicotina mais cedo, colocando em risco décadas de progressos.”
Globalmente, observa-se uma queda no número de fumantes, com o uso de tabaco caindo de 1,38 bilhão em 2000 para 1,2 bilhão em 2024, apesar do crescimento populacional mundial.
Contudo, um em cada cinco adultos ainda é viciado em tabaco, e a indústria do setor está mudando suas táticas para manter esses números elevados, alertou a OMS.
Fonte: CNA







