Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Operação contra ‘narcoterroristas’ no Rio de Janeiro deixou 119 mortos, sendo 4 policiais

| Brasil

As polícias civil e militar do Rio de Janeiro atualizaram as informações sobre a Operação Contenção contra a atuação do Comando Vermelho, chamado de ‘narcoterrorista’, em dois complexos, o do Alemão e da Penha.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
operação

Imagens extraídas do TikTok, de vídeos gravados por moradores das comunidades

A Operação Contenção para impedir o avanço do Comando Vermelho (CV), realizada na última terça-feira (28) pelas polícias civil e militar do Rio de Janeiro, deixou 119 mortos, sendo 115 civis e quatro policiais. As informações foram atualizadas pelo secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, que participou de uma entrevista coletiva à imprensa concedida na quarta-feira (29), horário de Brasília.

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

Autoridades de segurança pública admitem que esse número pode aumentar e afirmam que as pessoas mortas reagiram com violência à operação, e aqueles que se entregaram foram presos. 

No total, foram feitas 113 prisões, sendo que 33 eram criminosos de outros estados que atuavam no Rio de Janeiro. Além disso, dez adolescentes foram encaminhados a unidades socioeducativas. 

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

A polícia não entra atirando, entra recebendo tiro”, disse Curi, ao ser perguntado se as mortes eram esperadas. “A operação estava planejada. O resultado quem escolheu não foi a polícia, foram eles”, acrescentou. 

Para ele, a operação não foi uma chacina, termo que foi usado por movimentos sociais e defensores dos direitos humanos para classificar a ação, que foi a mais letal da história do estado.

Chacina é a morte ilegal. O que fizemos ontem foi ação legítima do estado para cumprimento de mandados de apreensão e prisão”, afirmou. 

A operação para conter o avanço do CV, considerado narcoterrorista pela polícia, foi amplamente criticada por especialistas, moradores, organizações nacionais e internacionais. Ativistas denunciaram que a ação foi um “massacre”, enquanto especialistas em segurança pública ouvidos pela Agência Brasil apontaram a exposição da população aos tiroteios.

Maior operação dos últimos 15 anos

operacao no rio deixa 119 mortos e secretario defende acao destaque 2

À esq. o Secretário de Polícia Civil, Felipe Curi (Agência Brasil)

A operação contou com um efetivo de 2,5 mil policiais e é a maior realizada no estado nos últimos 15 anos. Os confrontos e ações de retaliação de criminosos geraram pânico em toda a cidade, com intenso tiroteio, fechando as principais vias, escolas, comércios e postos de saúde. 

De acordo com Curi, as pessoas mortas estão sendo oficialmente tratadas como criminosas autoras de tentativa de homicídio contra os policiais. 

O objetivo da operação foi conter o avanço do Comando Vermelho e cumprir 180 mandados de busca e apreensão e 100 mandados de prisão, sendo 30 expedidos pelo estado do Pará, parceiro na operação. 

A operação de ontem foi o maior baque que o Comando Vermelho levou”, disse Curi. “Com perda tão grande de armas, de drogas e também de lideranças”, complementou. 

Foram apreendidas 118 armas, sendo 91 fuzis. A polícia contabiliza ainda a droga apreendida e estima que sejam toneladas. 

Vítimas da Operação Contenção

operacao no rio deixa 119 mortos e secretario defende acao destaque 1

À esq. milhares de policiais chegando na comunidade (TikTok) e à dir. pessoas tirando a roupa do corpo de um bandido (polícia do RJ)

Para o secretário de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, a Operação Contenção deixou apenas 8 vítimas: “As vítimas dessa operação são 4 inocentes feridos sem gravidade e 4 policiais que infelizmente faleceram”, disse. Curi os destacou como “heróis” desta operação.

Na versão do secretário, as pessoas que morreram eram criminosas que optaram por não se entregar à polícia. “A alta letalidade que se verificou era previsível, mas obviamente não era desejada”, disse.

Na coletiva de imprensa, foram apresentadas imagens da ação. Segundo as autoridades, ela vinha sendo planejada há mais de um ano, com serviço de inteligência, e as normas legais foram cumpridas, tais quais o uso de câmeras corporais. O conflito foi deslocado para área de mata, onde ocorreu a maior parte das mortes, para preservar a população. 

Em relação às câmeras, de acordo com as autoridades, elas podem ter ficado sem bateria, por conta da duração da operação e parte das ações pode não ter sido registrada. 

Narrativa dos corpos dos ‘narcoterroristas’ em via pública

Também ressaltou que “precisou ‘desmistificar’ mais uma narrativa: parece que houve uma mágica desses corpos que aparecem hoje. Esses narcoterroristas estavam na mata, com fardas, roupas camufladas, com colete balístico e usando essas armas [aponta para as que foram apreendidas]. Aí apareceram vários deles só de cueca ou só de shorts, descalços, sem nada. Temos imagens de pessoas que retiraram as roupas desses corpos e colocaram em via pública”. 

Disse que a polícia está instaurando um inquérito policial para investigar e identificar quem fez isso com os corpos dos bandidos por crime de fraude processual.

As únicas 4 vítimas foram os policiais, reitera governador

O governador do Rio, Cláudio Castro, disse nesta quarta-feira que a Operação Contenção foi um sucesso e que as únicas vítimas dos confrontos foram os policiais mortos.

Temos muita tranquilidade de defender o que foi feito ontem. Queria me solidarizar com as famílias dos quatro guerreiros que deram a vida para libertar a população. Eles foram as verdadeiras quatro vítimas. De vítima ontem, só tivemos os policiais”, disse Castro em entrevista no Palácio Guanabara, sede do Executivo estadual. 

Assista a alguns vídeos postados no TikTok.

@sofridadivertida

Policia do Rio de Janeiro atira e derruba drone em mega operação #policia #cv #megaoperacao operacao no rj

♬ som original – sofridadivertida

@policiaonlinee

DRONE COM BOMBA 💣 NA GUERRA DO RIO DE JANEIRO 😱 #riodejaneiro #cv #favela #trafico #policiamilitar

♬ som original – Polícia on-line

@latinus_us

Al menos 64 personas murieron en una redada policial masiva dirigida contra el crimen organizado en Río de Janeiro. Entre los muertos se encuentran cuatro policías, agregaron las autoridades. #Latinus #InformaciónParaTi

♬ original sound – Latinus – Latinus

Fonte: Agência Brasil


+ lidas agora

>>

logo