
Imagens ilustrativas de ienes e yuans (PM)
Um casal de cidadãos chineses, ambos na faixa dos 40 anos e residentes de Kawaguchi (Saitama), foi preso sob a suspeita de violação da Lei Bancária do Japão, por operar um banco ilegal, na terça-feira (7).
A dupla operava uma empresa que oferecia serviços para cidadãos chineses vivendo no Japão, incluindo negócios imobiliários e envios internacionais.
De acordo com a polícia, o casal anunciava em um site chinês que oferecia serviços de banco, como o de transferência de dinheiro. Os dois teriam realizado 8 transações para três clientes chineses, de 11 de setembro de 2024 a 17 de fevereiro de 2025, usando serviços de internet banking no Japão para transferir cerca de 797 mil ienes para contas bancárias.
Artigos relacionados
Em contrapartida, o casal recebia depósitos em contas de serviços de pagamento online utilizados na China, acumulando cerca de 49.023 yuans chineses, incluindo taxas.
A investigação da polícia começou quando o banco clandestino do casal foi mencionado em outro caso à parte, levando à descoberta de suas atividades ilegais.
Eles foram então presos sob a suspeita de operar um banco sem a devida autorização. Embora o casal tenha admitido as transferências, negou saber que era necessário obter permissão para tais operações.
A polícia suspeita que existam dezenas de milhares de casos semelhantes desde 2023 e continua a investigação para identificar outros envolvidos e impedir a repetição desse tipo de crime, de banco clandestino.
Fonte: JNN







