
Incêndio em mala de mão (IHA)
Um avião da China International Airlines, que partiu de Hangzhou (China) e tinha Incheon (Coreia do Sul) como destino, foi forçado a fazer um pouso de emergência em Shanghai devido a um fogo que começou em uma bagagem de mão.
O incêndio aconteceu quando o voo CA139 (Airbus A321) decolou do Aeroporto Internacional de Hangzhou Xiaoshan às 9h47, horário local, no sábado (18). Teve que fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong por volta das 11h05.
Depois que a tripulação extinguiu o fogo e realizou as inspeções necessárias, a aeronave partiu novamente de Shanghai às 15h03 e chegou ao Aeroporto Internacional de Incheon às 17h34.
Artigos relacionados
Os vídeos postados nas redes sociais mostraram chamas subindo de um compartimento superior, e comissários de bordo usando extintores para conter o incêndio, enquanto os passageiros gritavam.
Um usuário de internet que se identificou como passageiro comentou que o fogo se espalhou com um estrondo vindo de uma explosão.
Fogo causado por bateria de lítio

Foto: IHA
A China International Airlines afirmou em suas redes sociais que uma bateria de lítio dentro de uma bagagem de mão levada por um passageiro pegou fogo espontaneamente.
A tripulação imediatamente seguiu o protocolo para combate a incêndio e não houve feridos. A companhia aérea acrescentou que a segurança foi a principal prioridade ao realizar o pouso no Aeroporto de Shanghai Pudong e que o voo retomou as operações normais após inspeções.
Após a decolagem, uma bateria portátil levada a bordo por um passageiro sul-coreano pegou fogo. O passageiro, cuja bateria pegou fogo, foi interrogado pelas autoridades chinesas logo após o pouso de emergência e retornou ao seu país no dia seguinte.
Em janeiro de 2025, uma aeronave na Coreia do Sul pegou fogo após suspeitas de que o incêndio tenha sido causado por uma bateria de smartphone.
Além disso, em 9 de outubro, saiu fumaça a bordo de um avião da All Nippon Airways (ANA) no Japão.
Fontes: Biz Chosun e FNN







