
Risco de morte por Covid é maior em pacientes com baixo peso (imagem ilustrativa/PM)
Um estudo realizado por uma instituição japonesa indicou que pessoas com baixo peso têm um risco maior de desenvolver sintomas graves de covid-19 em comparação com aquelas de peso normal.
A pesquisa foi conduzida por um grupo do Centro de Ciências Clínicas no Instituto Japonês de Segurança em Saúde e cobriu mais de 46 mil pacientes de coronavírus que foram hospitalizados entre 2020 e 2022.
O grupo examinou a relação entre a gravidade dos sintomas e o índice de massa corporal (IMC), uma medida calculada do peso em relação à altura. Pessoas com IMC inferior a 18,5 são consideradas de baixo peso.
Artigos relacionados
O estudo sugere que os pacientes com baixo peso tinham 1,74 vez mais chances de morrer ou precisar de ventiladores ou máquinas de coração-pulmão ECMO, em comparação com aqueles de peso normal.
O risco aumentou para 1,89 vez quando os pesquisadores observaram apenas a probabilidade de morte.
Por faixa etária, os riscos eram especialmente altos entre pacientes com baixo peso de 20 a 64 anos. Em particular, eles tinham 2,37 vezes mais probabilidade de sofrer sintomas graves e 5,75 vezes mais chances de morrer do que seus colegas de peso normal.
Yumi Matsushita, que liderou a equipe de pesquisa, disse que muitos estudos haviam indicado que pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver sintomas graves. No entanto, ela destacou que poucas pesquisas haviam sido feitas com indivíduos de baixo peso.
Matsushita pediu às pessoas com baixo peso que prestassem atenção às medidas de prevenção contra infecções, como o uso de máscaras e a lavagem das mãos.
Ela também pediu aos profissionais de saúde que mantenham a consciência de que indivíduos de baixo peso também podem sofrer sintomas graves.
Fonte: NHK







