
Levantamento aponta que 80% das famílias no Japão foram afetadas pelo aumento dos preços, principalmente nos gastos com alimentos e eletricidade (ilustrativa/banco de imagens)
Um levantamento realizado pela Sumitomo Life Insurance em setembro revelou que cerca de 80% das famílias no Japão sentiram o impacto do aumento dos preços no orçamento familiar.
A pesquisa online, que incluiu 5.484 pessoas entre 20 e 60 anos de todo o país e empregadas formalmente, indicou que 82,9% dos participantes relataram tal impacto, um aumento em relação aos 78,9% registrados no ano anterior.
Dentre os afetados pela inflação, 91,3% apontaram para aumentos nos gastos com alimentos, enquanto 61,5% notaram acréscimos nas contas de eletricidade.
Artigos relacionados
Mais da metade dos entrevistados mencionou que o custo de vida subiu, registrando um aumento médio de ¥9.636 nas despesas mensais.
O estudo também destacou que, dado o aumento dos preços do arroz no país, 26,4% dos indivíduos optaram por não comprar este produto essencial.
Quando questionados sobre qual seria um valor justo para 5Kg de arroz, 34% responderam que consideram até ¥2 mil adequado.
Fonte: NP







