
Nova primeira-ministra do Japão (JNN)
Às 13h49 de terça-feira (21), Takaichi Sanae (高市早苗) foi nomeada a primeira mulher a ocupar a cadeira de primeira-ministra do Japão, a 104ª, com 237 votos.
Para ser eleita necessitava de 234 votos, o que representa metade mais um do total. Desses, 196 seriam do próprio partido e 35 do JIP, o partido da coalizão, além de mais 3 do Kaikaku Kesshu no Kai ou Visão da Reforma. Portanto, obteve mais votos do que a expectativa inicial.
Em segundo e terceiro lugar ficaram Noda com 148 votos e Tamaki com 28, o que demostrou a força de Takaichi, do PLD e da coalizão.
Artigos relacionados
A sessão extraordinária da Dieta foi convocada para a eleição da nomeação do Primeiro-Ministro foi realizada na sessão plenária, a partir das 13h de terça-feira.
Os parlamentares tiveram meia hora para depositar seus votos a favor ou contra Sanae Takaichi, presidente do Partido Liberal Democrata (PLD), em coalizão com o Partido da Inovação do Japão (JIP) ou Isshin, já que o Komeito se retirou do apoio.
A partir das 13h30 iniciou-se a contagem dos votos e a fisionomia da líder do PLD, Sanae Takaichi, vestida com um elegante blazer azul marinho com colar de pérolas, mostrava leve cansaço e tensão.
As principais emissoras de tevê fizeram transmissão ao vivo da votação e uma grande parte dos internautas escrevia nos chats palavras positivas para Sanae Takaichi, torcendo pela primeira premiê do Japão.
Fontes: JNN e NHK







