
Pre-COP, que reuniu representantes de mais de 70 países, em Brasília, 15/out (Rafa Neddermeyer/Cop30 Amazônia)
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 ou COP30 será realizada em Belém, capital do Pará, no Brasil, no período entre 10 e 21 de novembro deste ano.
São signatárias da UNFCCC 196 nações e todas são convidadas. No entanto, por falta de infraestrutura, logística, elevado custo das hospedagens e outros problemas, muitos países não enviarão suas delegações.
O objetivo principal da COP30 é debater e negociar soluções para os problemas relacionados às mudanças climáticas, como o aquecimento global. No entanto, alguns países sequer têm interesse no assunto, como os Estados Unidos, por exemplo. Trump anunciou que não participará.
Artigos relacionados
Até o momento, somente 79 países confirmaram suas delegações e outros 70 aguardam confirmação de hospedagem, um problema grave, pois Belém não tem infraestrutura para acomodar milhares de pessoas em um evento tão grande como esse.
→ Acompanhe o canal do Portal Mie no WhatsApp
A expectativa é de um fluxo superior a 40 mil visitantes durante os principais dias do evento, incluindo cerca de 7 mil integrantes de equipes da ONU e delegações de países membros.
Primeira-ministra do Japão não participará da COP30

Belém (Rafa Neddermeyer/Cop30 Amazônia)
Na quinta-feira (23), a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, informou que não poderá participar da COP30, pois prioriza a sessão extraordinária da Dieta.
Não é a primeira vez que o líder do Japão se ausenta, pois o ex-primeiro-ministro Ishiba Shigeru também não compareceu à COP29 no ano passado.
Uma reunião de cúpula está agendada para os dias 6 e 7 que antecedem o evento, onde líderes mundiais explicarão os esforços de seus países e pedirão medidas globais mais rigorosas.
Fontes: Chunichi e Gov. BR







