
Kia mira mercado japonês de vans elétricas em 2025 (Wikimedia Commons/Treeinkr)
A montadora sul-coreana Kia Corporation vai entrar no mercado japonês na próxima primavera através do lançamento da van elétrica de porte médio PV5.
Espera-se que a PV5 tenha poucos modelos rivais no Japão, cujo mercado para vans elétricas deste tamanho não foi completamente desenvolvido. A Kia, sob a tutela da gigante da indústria sul-coreana Hyundai Motor, visa explorar a demanda de companhias de logística e operadoras de táxi.
O mercado de veículos elétricos do Japão tem visto crescimento atrasado devido ao ritmo lento de instalações de pontos de carregamento.
Artigos relacionados
Mesmo assim, como os veículos elétricos são bem adequados para fusão com tecnologias avançadas, como condução autônoma, montadoras japonesas estão aumentando esforços para expandir suas linhas de VEs. A Kia, portanto, deve enfrentar competição árdua nos próximos anos no mercado japonês.
O executivo da Kia, Kim Sangdae, disse em uma coletiva de imprensa em Seul na semana passada que montadoras japonesas estão bem atrás no campo de eletrificação e que essa é uma grande chance para sua companhia.
O PV5 faz parte da série PBV (Platform Beyond Vehicle) da Kia, que é comercializada globalmente.
Compradores podem escolher desde várias configurações em relação a layouts de assentos a capacidades de bateria. Alguns graus são adequados para camping e para dormir centro do veículo. No Japão, a Kia visa vendas de mil unidades em 2026 e 2 mil em 2027.
Ela planeja introduzir um modelo maior, o PV7, em 2028. A Kia montou uma instalação de pesquisa e desenvolvimento no Japão nos anos 1990, mas se retirou do país em 2013.
Para seu retorno, a Kia assinou um contrato de agência em setembro de 2024 com a comerciante geral japonesa Sojitz Corporation, que vai atuar em seu nome na promoção de vendas e serviços pós-venda, principais áreas de preocupação para a montadora sul-coreana para sua entrada no mercado japonês.
Fonte: NP







