
Toyota reinicia produção híbrida no Brasil (imagem ilustrativa/PM)
A montadora japonesa Toyota anunciou na sexta-feira (3) que retomará a produção no Brasil em 3 de novembro em suas fábricas localizadas em Sorocaba e Indaiatuba, no estado de São Paulo.
Na semana passada, a Toyota interrompeu toda a produção após o complexo de Porto Feliz, também em São Paulo, ser destruído por fortes chuvas.
Essa instalação é responsável pela fabricação de motores, resultando em paradas nas unidades de Indaiatuba e Sorocaba devido à falta dessas peças essenciais.
Artigos relacionados
Embora a fábrica de Porto Feliz ainda não tenha prazo para retomar as operações, “a produção será reiniciada com motores e peças importados de outras fábricas no exterior. Nesta primeira etapa, a Toyota Brasil produzirá versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross tanto para os mercados interno quanto externo.
O plano de produção para novembro e dezembro inclui compensar o volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro”, disse a empresa em comunicado.
Com a retomada da produção nas plantas de Sorocaba e Indaiatuba, a montadora decidiu que a suspensão temporária dos contratos de trabalho (layoffs) se aplicará apenas aos trabalhadores de Porto Feliz. Os funcionários de Sorocaba e Indaiatuba devem retornar ao trabalho no dia 21 de outubro, após o fim da licença emergencial.
Segundo a Toyota Brasil, a produção de veículos com motores convencionais só será retomada em janeiro de 2026, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação, cobrindo a linha de produção atual – Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, fabricado exclusivamente para exportação.
Ainda não há data prevista para o lançamento do novo modelo Yaris Cross, também afirmou a Toyota.
Fonte: MP







