
Donald Trump descreveu seu encontro com o líder chinês Xi Jinping como um ‘sucesso estrondoso’, anunciando a redução de tarifas sobre a China (imagem ilustrativa/PM)
O presidente Donald Trump descreveu seu encontro presencial com o líder chinês Xi Jinping, na quinta-feira (30), como um “sucesso estrondoso”, afirmando que cortaria as tarifas sobre a China, enquanto Pequim concordou em permitir a exportação de elementos de terras raras e começar a comprar soja americana.
O presidente disse a repórteres a bordo do Air Force One que os EUA reduziriam as tarifas implementadas no início deste ano como punição à China pela venda de produtos químicos usados para fabricar fentanil, de 20% para 10%.
Isso reduz a taxa tarifária combinada total sobre a China de 57% para 47%.
Artigos relacionados
“Acho que, em uma escala de 0 a 10, sendo dez o melhor, eu diria que a reunião foi um 12”, disse Trump. “Acho que foi um 12”.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse que a China concordou em comprar 25 milhões de toneladas métricas de soja dos EUA anualmente pelos próximos três anos, começando com 12 milhões de toneladas métricas de agora até janeiro.
As exportações de soja dos EUA para a China, um enorme mercado para elas, haviam parado devido à disputa comercial.
Xi disse que Washington e Pequim trabalhariam para finalizar seus acordos para proporcionar “paz de espírito” a ambos os países e ao resto do mundo, de acordo com um relatório sobre a reunião distribuído pela mídia estatal.
“Ambos os lados devem levar em conta a perspectiva de longo prazo, focando nos benefícios da cooperação em vez de cair em um ciclo vicioso de retaliação mútua”, disse ele.
Fonte: MN







