
Cúpula no Egito reuniu líderes mundiais para assinatura de acordo de cessar-fogo em Gaza, mediado por diversos países (imagem ilustrativa/PM)
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um documento sobre o acordo de cessar-fogo em Gaza durante uma cúpula no Egito, ao lado dos líderes dos países que mediaram as negociações entre Israel e o Hamas.
Mais de 20 países enviaram representantes ao encontro na cidade de Sharm el-Sheikh, no leste do Egito, na segunda-feira (13), mesmo dia em que 20 reféns mantidos pelo Hamas foram libertados de Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não participou da cúpula, alegando que a data coincidia com um feriado judeu. O Hamas não recebeu convite para o evento.
Artigos relacionados
Durante a cúpula, Trump expressou confiança em seu plano de paz, afirmando: “Vai se sustentar”.
Trump assinou o documento ao lado do presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, do emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, e do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Quando questionado por repórteres sobre o início da segunda fase de seu plano de paz, Trump respondeu: “Bem, já começou. Quero dizer, já começou, do nosso ponto de vista”.
Ele acrescentou que “as fases estão todas um pouco misturadas umas com as outras”, sem fornecer mais detalhes.
A segunda fase aborda o desarmamento do Hamas e uma futura forma de governança em Gaza, ponto que o grupo islâmico mostrou-se relutante em aceitar.
Fonte: NHK







