Trump e mediadores assinam acordo de paz em Gaza
Donald Trump assinou acordo de cessar-fogo em Gaza durante cúpula no Egito, com líderes mediadores. Netanyahu não compareceu. Trump expressou confiança em seu plano de paz, que já estaria em andamento.

Cúpula no Egito reuniu líderes mundiais para assinatura de acordo de cessar-fogo em Gaza, mediado por diversos países (imagem ilustrativa/PM)
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um documento sobre o acordo de cessar-fogo em Gaza durante uma cúpula no Egito, ao lado dos líderes dos países que mediaram as negociações entre Israel e o Hamas.
Mais de 20 países enviaram representantes ao encontro na cidade de Sharm el-Sheikh, no leste do Egito, na segunda-feira (13), mesmo dia em que 20 reféns mantidos pelo Hamas foram libertados de Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não participou da cúpula, alegando que a data coincidia com um feriado judeu. O Hamas não recebeu convite para o evento.
Artigos relacionados
Durante a cúpula, Trump expressou confiança em seu plano de paz, afirmando: “Vai se sustentar”.
Trump assinou o documento ao lado do presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, do emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, e do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Quando questionado por repórteres sobre o início da segunda fase de seu plano de paz, Trump respondeu: “Bem, já começou. Quero dizer, já começou, do nosso ponto de vista”.
Ele acrescentou que “as fases estão todas um pouco misturadas umas com as outras”, sem fornecer mais detalhes.
A segunda fase aborda o desarmamento do Hamas e uma futura forma de governança em Gaza, ponto que o grupo islâmico mostrou-se relutante em aceitar.
Fonte: NHK







