
Japão se prepara para receber Trump no final de outubro (imagem ilustrativa/PM)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitará o Japão no final de outubro antes de seguir para a Coreia do Sul para uma cúpula econômica anual da Ásia-Pacífico, conforme afirmou na quarta-feira (15) o Secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Sem especificar as datas exatas, Bessent tornou-se o primeiro alto funcionário dos EUA a confirmar publicamente a viagem planejada de Trump ao Japão, ao falar em um evento de investimentos organizado pela CNBC em Washington durante as reuniões anuais de outono do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BC).
Espera-se que Trump faça uma visita de três dias ao Japão, a partir de 27 de outubro, segundo fontes do governo japonês, que já haviam mencionado este mês.
Artigos relacionados
Durante sua estadia, ele provavelmente se encontrará com o imperador Naruhito, terá discussões com o sucessor do primeiro-ministro Shigeru Ishiba e visitará uma base naval dos EUA em Yokosuka (Kanagawa).
Desde que voltou à Casa Branca em janeiro para iniciar seu segundo mandato não consecutivo, Trump ainda não fez uma viagem à Ásia. Ele já havia viajado para o Japão em 2019 para uma cúpula do G20 em Osaka.
Apesar da recente escalada dramática nas tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, Bessent também informou que Trump ainda planeja realizar conversações com o presidente chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul, que sediará a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico no final deste mês.
Fonte: MN







