Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Vacinas covid-19 podem ajudar pacientes com câncer

| Notícias do Mundo

Apesar de controvérsias, pesquisa indica que vacinas de mRNA podem ter impacto positivo no tratamento de câncer, com estudo rigoroso em andamento para avaliar combinação com medicamentos específicos.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
vacinas 27 out 2025 destaque

Estudo aponta que vacinas contra Covid-19 auxiliam no tratamento de câncer ao ativar células imunológicas (imagem ilustrativa/PM)

As vacinas mais amplamente utilizadas contra a covid-19 podem oferecer um benefício surpreendente para alguns pacientes com câncer impulsionando seus sistemas imunológicos para ajudar a combater tumores.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Pessoas com câncer de pulmão ou pele avançado que estavam tomando certos medicamentos de imunoterapia viveram substancialmente mais se também receberam uma vacina da Pfizer ou Moderna dentro de 100 dias após o início do tratamento, segundo pesquisas preliminares relatadas na revista Nature.

E isso não tinha nada a ver com infecções virais.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Em vez disso, a molécula que impulsiona essas vacinas específicas, o mRNA, parece ajudar o sistema imunológico a responder melhor ao tratamento oncológico de ponta, concluíram os pesquisadores do MD Anderson Cancer Center em Houston e da Universidade da Flórida.

Age como uma sirene

A vacina “age como uma sirene para ativar células imunológicas em todo o corpo”, disse o principal pesquisador, o Dr. Adam Grippin, do MD Anderson. “Estamos sensibilizando tumores resistentes ao sistema imunológico”.

O Secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr. levantou ceticismo sobre as vacinas de mRNA, cortando US$500 milhões em financiamento para alguns usos da tecnologia.

Mas esta equipe de pesquisa achou seus resultados tão promissores que está preparando um estudo mais rigoroso para ver se as vacinas de coronavírus de mRNA devem ser combinadas com medicamentos para câncer chamados inibidores de checkpoint um passo intermediário enquanto desenvolve novas vacinas de mRNA para uso em câncer.

Um sistema imunológico saudável frequentemente mata células cancerígenas antes que se tornem uma ameaça. Mas alguns tumores evoluem para se esconder do ataque imunológico. Os inibidores de checkpoint removem esse disfarce. É um tratamento poderoso – quando funciona.

As células imunológicas de algumas pessoas ainda não reconhecem o tumor.

A nova pesquisa oferece “uma pista muito boa”

O RNA mensageiro, ou mRNA, é encontrado naturalmente em todas as células e contém instruções genéticas para nossos corpos produzirem proteínas.

Embora seja mais conhecido como a tecnologia ganhadora do Prêmio Nobel por trás dos imunizantes contra covid-19, os cientistas há muito tentam criar “vacinas de tratamento” de mRNA personalizadas que treinam células imunológicas para identificar características únicas de um tumor de um paciente.

A nova pesquisa oferece “uma pista muito boa” de que talvez uma abordagem de prateleira possa funcionar, disse o Dr. Jeff Coller, um especialista em mRNA da Universidade Johns Hopkins que não esteve envolvido no trabalho.

“O que isso mostra é que os medicamentos de mRNA estão continuando a nos surpreender em quão benéficos podem ser para a saúde humana”.

Fonte: JT


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo