
Arashiyama: cresce vandalismo em bosque de bambus (imagem ilustrativa/PM)
O mundialmente famoso distrito de Arashiyama (Quioto), um destino popular tanto para turistas nacionais quanto internacionais, enfrenta um problema crescente de vandalismo ao longo de seu icônico “Bosque de Bambus”, com mais de 350 hastes agora danificadas.
Especialistas alertam que essa prática pode eventualmente enfraquecer, derrubar e até causar ferimentos aos visitantes.
Uma investigação recente de um programa de notícias descobriu que inscrições em inglês, coreano, katakana e até em forma de coração estão agora espalhadas por todo o bosque, muitas delas aparentemente deixadas por casais ou turistas que desejam marcar sua visita.
Artigos relacionados
Palavras como “Revengers” e datas como “junho de 2025” foram entalhadas nos bambus, enquanto outros exibem iniciais ou mensagens como “Voltaremos” em coreano. Apesar de placas proeminentes pedindo para que os visitantes não desfigurem o bambu, o problema não mostra sinais de diminuição.
O fenômeno não é novo
O vandalismo começou a aparecer em massa por volta de 2018, quando aproximadamente 100 hastes foram vandalizadas. Embora a situação tenha melhorado brevemente, os casos voltaram a aumentar nos últimos um ou dois anos.
“Uma vez que uma haste de bambu é gravada, as células danificadas não podem se regenerar“, explicou Masashi Nakai, especialista em árvores dos Jardins Botânicos de Quioto.
“A cor original nunca volta, e a fotossíntese da planta pode ser prejudicada. Em casos graves, o bambu pode murchar e eventualmente colapsar“.
Especialistas alertam que tais danos podem representar riscos de segurança para os turistas se o bambu enfraquecido cair. Em resposta, a cidade de Quioto está agora considerando cortar hastes vandalizadas como medida preventiva.
Também há um aumento nos pedidos por uma aplicação mais rigorosa e penalidades mais severas, incluindo multas de ¥50 mil a ¥100 mil e patrulhas regulares para dissuadir os possíveis infratores.
O Bosque de Bambu de Arashiyama continua sendo uma das atrações mais amadas de Quioto, conhecido por sua atmosfera serena e caminhos em forma de túnel ladeados por altas hastes verdes.
Fonte: NOJ







