
Ucrânia pede mais apoio de Trump contra a Rússia (imagem ilustrativa/PM)
Volodymyr Zelensky afirmou que a Ucrânia trabalhará em um plano para um cessar-fogo com a Rússia “nos próximos 10 dias”, enquanto Donald Trump repreendeu Vladimir Putin pelo teste de um míssil de propulsão nuclear.
O presidente ucraniano pediu que Trump fosse além em seu apoio a Kiev, depois que Washington impôs sanções severas a grandes empresas petrolíferas russas na semana passada.
Zelensky disse que saudou a decisão de atingir a Rosneft e a Lukoil com sanções, mas afirmou que Putin não seria levado à mesa de negociações sem ainda mais “pressão”.
Artigos relacionados
“O presidente Trump está preocupado com a escalada”, disse Zelensky ao Axios. “Mas eu acho que se não houver negociações, haverá uma escalada de qualquer forma. Eu acho que se Putin não parar, precisamos de algo para pará-lo. Sanções são uma dessas armas, mas também precisamos de mísseis de longo alcance.”
“Não falamos apenas sobre Tomahawks. Os EUA têm muitas coisas semelhantes que não exigem muito tempo para treinamento. Eu acho que a maneira de trabalhar com Putin é apenas através da pressão“, acrescentou.
Zelensky disse que a Ucrânia e seus aliados decidiram trabalhar proativamente em um plano para um cessar-fogo “na próxima semana ou em 10 dias”.
Putin disse no domingo (26) que a Rússia testou com sucesso seu míssil de cruzeiro Burevestnik, de propulsão nuclear, uma arma com capacidade nuclear que Moscou afirma poder perfurar qualquer escudo de defesa, e avançará para o desdobramento da arma.
Moscou disse que o 9M730 Burevestnik (Petrel-das-tempestades) voou por 14 mil quilômetros.
Fonte: Independent







