
Foto de uma cena dos ladrões furtando o carro, de uma câmera de vigilância, cedida para Tokai TV
Os furtos de carros continuam a assombrar a população da província de Aichi. O ano nem terminou e o número de furtos de carros em Aichi já ultrapassou o do ano passado, sendo a província com a maior incidência.
Os ladrões conseguem destravar e levar o veículo em questão de 5 minutos, conforme registros das câmeras de vigilância de uma ocorrência em setembro deste ano, na cidade de Toyohashi (Aichi).
Dois homens aparecem nas imagens, de madrugada, e cinco minutos depois, as luzes do veículo se acendem e o Land Cruiser sai em disparada. Segundo o dono, foi comprado em 2023 por aproximadamente 8 milhões de ienes.
Artigos relacionados
“Percebi que ele havia sumido quando fui pegar meu jornal por volta das 6h da manhã”, lamentou ele.
A província de Aichi liderou o ranking do país, com 866 furtos de carros em 2024, o que equivale a mais de dois carros por dia. No entanto, estima-se que esse número aumente ainda mais em 2025, pois até o fim de setembro já foram registrados 886 furtos, superando os dados de um ano inteiro.
Tecnologia para evitar furto do carro

Dispositivo desenvolvido por uma empresa de Aichi que avisa se o sistema do carro for hackeado (Tokai TV)
Além dos dispositivos de travas já conhecidos, ou de colocar a chave do carro dentro de um recipiente metálico, uma empresa cuja matriz fica em Okazaki (Aichi), a Pro-Tecta, desenvolveu um dispositivo para evitar a invasão do sistema pelo método CAN Inverter, muito usado pelos ladrões.
O pequeno dispositivo, que cabe na palma da mão, emite um sinal de alerta quando o sistema do veículo é hackeado. No entanto, a empresa está sobrecarregada de pedidos, com estoque esgotado para os próximos 6 meses.
Kamijo recomenda que os proprietários de carros instalem dispositivos para evitar a invasão do sistema. Ele está atualmente sobrecarregado de pedidos, com as reservas esgotadas para os próximos seis meses.
Províncias com maiores números de furtos

Imagem ilustrativa de policiais fazendo batida em desmanche (IA)
Os dados de 2024 mostram as províncias com os maiores números de furtos de veículos.
- Aichi: 866
- Saitama: 781
- Chiba: 706
- Ibaraki: 567
- Kanagawa: 536
Na região Tokai, Gifu e Mie têm registros mais baixos, de 127 e 76, respectivamente.
A polícia vem agindo para encontrar esses criminosos e constantemente os suspeitos ocupam espaço nos noticiários, incluindo grupos de brasileiros. Também vem reforçando ações em desmanches e exportadoras de carros usados, já que muitos países da Ásia e Oriente Médio, onde os veículos japoneses são populares, têm alta demanda por partes e peças.
Os veículos mais visados pelos ladrões em 2024 são:
- 1.064 Land Cruiser
- 539 Prius
- 488 Alphard
- 230 Lexus
- 170 Hiace
Mas, também foram alvo o Hijet da Daihatsu e o Carry da Suzuki.
Fonte: Tokai TV







