
Primeira-ministra do Japão (Wikimedia)
O Mainichi Shimbun realizou uma pesquisa de opinião em âmbito nacional nos dias 22 e 23 deste mês e divulgou os resultados no domingo. O índice de aprovação da primeira-ministra Sanae Takaichi se manteve estável em 65%, o mesmo da pesquisa anterior, realizada nos dias 25 e 26 de outubro.
No entanto, o índice de desaprovação subiu um ponto percentual em relação à pesquisa anterior (22%), chegando a 23%.
A primeira-ministra Sanae Takaichi, e também presidente do Partido Liberal Democrático (PLD), é a primeira mulher a ocupar os cargos de premiê e de presidente do partido. Após a saída do Partido Komeito da coalizão governista, o Partido da Inovação do Japão (JIP) juntou-se ao governo como um “apoiador não ministerial” com base em um acordo político, sem indicar nenhum ministro.
Artigos relacionados
Outra pesquisa mostra que Takaichi tem ainda mais apoio
Na pesquisa realizada pelo Yahoo! o índice de aprovação da primeira-ministra Takaichi é ainda maior. Até o fim da noite de domingo (23), 176.947 votantes apontaram 70,6% que a apreciam muito, enquanto 4,9% a aprovam parcialmente. Em relação à rejeição, 6,6% elegeram “não a aprovo muito” e 17,2% indicaram total desaprovação.
Ela só fica atrás de Junichiro Koizumi, ex-primeiro-ministro, quando estava à frente do Japão em 2001 (56º premiê) e obteve 73% de aprovação, o maior de todos. Era muito popular, sendo apoiado por diversas camadas sociais.
Fontes: Mainichi e Yahoo!







