Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Bolsonaro admite ter tentado abrir tornozeleira eletrônica

| Brasil

A Seap divulgou o vídeo gravado pela policial federal que foi atender a ocorrência, depois que soou o alarme da tornozeleira eletrônica de Bolsonaro.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Bolsonaro

Tornozeleira eletrônica avariada (© SEAP/Divulgação)

O ex-presidente Jair Bolsonaro admitiu ter usado um ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira eletrônica. As informações estão em relatório da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap) encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) junto a um vídeo em que o próprio admite a avaria.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

“[Foi] curiosidade”, disse ele, informando que a tentativa de abrir o equipamento ocorreu no final da tarde de sexta-feira (21).

Às 00h07 deste sábado (22), o sistema do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME) gerou o alerta de violação da tornozeleira. Pela manhã, Bolsonaro foi preso pela Polícia Federal.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, retirou o sigilo sobre o relatório e o vídeo da Seap e deu prazo de 24 horas para que a defesa de Bolsonaro se manifeste sobre a tentativa de violar a tornozeleira.

“O equipamento possuía sinais claros e importantes de avaria. Haviam marcas de queimadura em toda sua circunferência, no local de encaixe/fechamento do case. No momento da análise o monitorado foi questionado acerca do instrumento utilizado. Em resposta, informou que fez uso de ferro de solda para tentar abrir o equipamento”, diz o relatório.

A tornozeleira foi substituída por outro equipamento.

Vigília teria sido causa da prisão preventiva

Também na sexta-feira, o senador Flávio Bolsonaro convocou, pelas redes sociais, uma vigília de orações próxima à casa onde o pai, Jair Bolsonaro cumpria prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto.

Na decisão que determinou a prisão preventiva, o ministro Alexandre de Moraes cita a violação da tornozeleira e diz que a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar “eventual tentativa de fuga do réu”. Vale ressaltar que a determinação da prisão preventiva aconteceu antes da descoberta da tentativa de violação da tornozeleira eletrônica.

Como o ex-presidente iria fugir se está cercado de seguranças 24 horas por dia, na frente e na parte de trás da casa dentro do condomínio, 7 dias da semana, é a pergunta que fez o seu advogado.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas.

stf divulga video de bolsonaro admitindo dano a tornozeleira destaque 1

Pessoal da imprensa em frente à superintendência da PF em Brasília (© Valter Campanato/Agência Brasil)

Na semana passada, a Primeira Turma da Corte rejeitou os chamados embargos de declaração do ex-presidente e de mais seis acusados para reverter as condenações e evitar a execução das penas em regime fechado. No domingo (23), termina o prazo para a apresentação dos últimos recursos pelas defesas. Se os recursos forem rejeitados, as prisões serão executadas.

A defesa do ex-presidente chegou a pedir, na sexta-feira, a concessão de prisão domiciliar humanitária a Jair Bolsonaro, o que foi rejeitado por Moraes no sábado (22), horário de Brasília. Segundo os advogados, Bolsonaro tem doenças permanentes, que demandam “acompanhamento médico intenso” e, por esse motivo, o ex-presidente deve continuar em prisão domiciliar.

Sobre a prisão preventiva, a defesa afirma que recorrerá da decisão.

Bolsonaro estava em prisão domiciliar em razão de descumprimento de medidas cautelares já fixadas pelo STF. 

Bolsonaro precisou de atendimento médico

Uma médica que foi atender Bolsonaro na Polícia Federal, onde permaneceu cerca de uma hora, não quis declarar nada para a imprensa reunida do lado de fora. 

O ex-presidente condenado está detido em uma cela de 12 metros quadrados, reformada, com paredes brancas, uma cama de solteiro, armários, mesa de apoio, televisão, frigobar, ar condicionado e uma janela, além de banheiro privativo. Ele não terá contato com outros presos e poderá sair para o banho de sol. Ele aguarda audiência de custódia no domingo (23).

Assista ao vídeo e aumente o volume do áudio para ouvir o que Bolsonaro fala para a policial federal que foi atender a ocorrência, após o disparo do sinal de que algo havia ocorrido com o dispositivo.

Veja a cela onde o ex-presidente está detido.

Fonte: Agência Brasil


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo