
Foto ilustrativa (PM)
O calendário japonês reserva uma data especial: 1º de novembro é o Dia do Chá Preto (Kocha no Hi). A data foi instituída em 1983 pela Japan Tea Association para celebrar a história da bebida no país.
A comemoração remonta ao Período Edo (1603 – 1868), quando um marinheiro japonês, Kotaro Daikokuya, naufragou e foi resgatado na Rússia. Em um encontro formal, ele foi servido com chá preto, tornando-se, historicamente, o primeiro japonês a tomar a bebida já popular no Ocidente.
Artigos relacionados
Curiosamente, o que é mundialmente conhecido como “chá preto”, é chamado de “chá vermelho” (紅茶, kōcha) na China e no Japão.
Origem global e variedades mais famosas
O chá preto é produzido a partir da planta Camellia sinensis. Sua origem remonta à China, mas o maior polo produtor da variedade Assam é a Índia (em referência à região de mesmo nome), seguida pelo Sri Lanka.
Atualmente, variedades híbridas são cultivadas em diversos países, como Quênia, Turquia e Indonésia, mas também no Brasil, ampliando a diversidade de sabores.
Antes das misturas (blends), os chás pretos são classificados por sua origem. Entre os mais famosos estão:
- Índia – Assam, Darjeeling, Dooard, Sikkim e Nilgiri.
- Sri Lanka (Ceilão) -Uva, Kandy, Dimbula, Galle e Ratnapura.
- Outros – Java (Indonésia), Boh (Malásia) e Sylhet (Bangladesh).
No Japão, a produção é menor, mas significativa, com regiões produtoras em Kyushu, Okinawa e Shizuoka.
Chá preto: uma bebida versátil para o ano todo
O chá preto pode ser servido quente ou gelado. Sua versatilidade se reflete nos diferentes modos de consumo ao redor do mundo: com leite (como o chai indiano), com manteiga (como no Tibet), ou adoçado com açúcar, geleia ou mel. Também pode ser temperado com especiarias como a canela ou sumo de frutas, como o limão.
Sua nomenclatura é amplamente unificada, derivando da palavra chinesa cha (pronuncia-se tcha), mantida no Japão. Em outros idiomas, o nome é foneticamente similar: tea (inglês), thé (francês) ou té (espanhol).
Saúde e beleza: os poderes do chá preto

Foto ilustrativa (PM)
O chá preto é uma potência nutricional, repleto de antioxidantes e polifenóis que trazem benefícios sistêmicos, sendo a ingestão ideal recomendada em torno de 600 miligramas de flavonoides por dia.
Benefícios para a saúde
- Imunidade e gripe: os polifenóis têm sido estudados por sua eficácia no combate à gripe e à Influenza. Fazer gargarejos com o chá também é recomendado para a prevenção.
- Saúde cardiovascular: os flavonoides complexos e taninos ajudam na redução do colesterol e da pressão arterial, sendo especialmente benéfico para a saúde do coração.
- Prevenção de doenças: As catequinas são poderosos antioxidantes que combatem células causadoras de câncer e previnem doenças cardíacas. Os taninos também auxiliam no combate a vírus (como o da Influenza), disenteria e hepatite.
- Saúde digestiva: o chá melhora a digestão e alivia doenças intestinais, fortalecendo o sistema imunológico devido aos antígenos de alquilamina.
- Odontologia: o chá ajuda na prevenção de cáries (graças ao flúor) e evita intoxicação alimentar (devido ao galato de epigalocatequina).
- Energia e foco: Contém cafeína (cerca de 3% do volume, menos que o café), guanina e xantina. O estímulo da cafeína no chá é diferente do café, sendo mais suave para o coração e ajudando a melhorar o foco e a concentração.
Benefícios para a beleza

Pele linda (PM)
O consumo do chá preto beneficia a pele de três formas principais.
- Nutrição: nutre a pele com vitaminas (B2, C e E), minerais (magnésio, potássio, zinco) e polifenóis essenciais.
- Proteção: sua cafeína e componentes químicos podem combater vírus orais, o que ajuda a prevenir infecções de pele e espinhas.
- Antienvelhecimento: foi demonstrado que o chá preto reduz rugas simuladas e sinais de envelhecimento precoce, devido à catequina.
Além disso, o uso externo (aplicar sachês sob os olhos) ajuda a reduzir inchaço e olheiras, e a aplicação nos cabelos pode dar brilho e prevenir fios brancos.
Atenção: Para obter todos os benefícios, a recomendação é consumir o chá preto sem açúcar ou adoçante.
→ Leia outras matérias relacionadas à saúde e bem-estar tocando aqui. Compartilhe com sua rede de amigos.







