
O caso gerou preocupação e cancelamento de atividades, além de grande repercussão online (ilustrativa/banco de imagens)
Uma cidade no nordeste do Japão deletou um aviso que havia publicado nas redes sociais sobre o avistamento de um urso, após a imagem utilizada no comunicado ser identificada como gerada por inteligência artificial (IA).
A cidade de Onagawa (Miyagi) informou que recebeu um relato de que um urso havia sido visto perto de uma creche na noite de terça-feira (25), juntamente com uma imagem de um urso em pé em uma estrada. Na quarta-feira (27), a cidade publicou um aviso com a imagem em sua conta no X.
Mais tarde, no entanto, alguém entrou em contato com a polícia local e levantou dúvidas sobre a foto. Funcionários da cidade disseram que então entraram em contato com a pessoa que criou a imagem e descobriram que ela havia sido feita usando IA generativa.
Artigos relacionados
これからAIを駆使した嘘松が増えそう
ネット上の嘘を嘘と見抜けにくくなるんだろうなぁ…
> 宮城・女川町“クマ画像”は「生成AIのフェイク」公式X300万回表示→訂正 目撃情報も虚偽と判明〈宮城〉 pic.twitter.com/72CGGAtJ6h
— 猫乃そら (@Kabuki_friends) November 26, 2025
As autoridades afirmaram que haviam pedido que moradores ficassem em alerta e realizaram patrulhas na área. Eles acrescentaram que, se o relato fosse genuíno, teria sido o primeiro avistamento de urso na cidade em mais de 10 anos.
Creches na cidade cancelaram atividades ao ar livre. Em escolas primárias e secundárias, os alunos voltaram para casa em grupos ou foram levados para casa por ônibus escolar.
A imagem falsa havia sido visualizada mais de 4 milhões de vezes até as 17h de quarta-feira. Posteriormente, a cidade emitiu uma correção.
Em seu pedido de desculpas, a cidade disse que havia publicado o alerta porque priorizava a segurança dos moradores, mas reconheceu que havia causado ansiedade e confusão desnecessárias. A cidade afirmou que trabalhará para melhorar a velocidade e a precisão das informações que divulga.
【クマ出没のお知らせに関する訂正とお詫び】 https://t.co/RbBTKRukAI pic.twitter.com/EX22hxQKva
— 女川町 (@TownOnagawa) November 26, 2025
Fonte: NHK







