
Diplomata japonês em Pequim para acalmar crise sobre Taiwan (imagem ilustrativa/PM)
Um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores do Japão chegou à China em meio a uma disputa sobre comentários que a primeira-ministra Sanae Takaichi fez em relação a Taiwan.
O diretor-geral do Departamento de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do Ministério das Relações Exteriores do Japão Masaaki Kanai, chegou a Pequim na tarde de segunda-feira (17).
Durante a visita, Kanai se reuniria com autoridades chinesas, incluindo o diretor-geral do Departamento de Assuntos Asiáticos do Ministério das Relações Exteriores, Liu Jinsong.
Artigos relacionados
Esclarecimentos sobre a posição japonesa
Acredita-se que Kanai pretende explicar que a observação de Takaichi sobre uma possível emergência em Taiwan não se desviou da posição do governo japonês em relação à ilha autogovernada.
Ele também pediria à China que tentasse evitar que as diferenças entre os dois países afetem os intercâmbios interpessoais .
Kanai deve apresentar um forte protesto contra uma publicação em redes sociais do cônsul-geral chinês em Osaka em resposta à observação de Takaichi.
Apelo por moderação e calma
Alguns membros dos partidos governista e de oposição do Japão pediram a deportação do cônsul-geral.
Espera-se que Kanai peça ao lado chinês que responda de forma apropriada. Tanto o Japão quanto a China convocaram os embaixadores um do outro para apresentar um protesto. Recentemente, Pequim pediu aos cidadãos chineses que se abstenham de viajar para o Japão.
O governo japonês pretende observar calmamente os movimentos da China por meio de intercâmbios entre altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores, na esperança de evitar que as tensões aumentem.
Fonte: NHK







