Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Eletricidade um pouco mais cara e gás mais barato em dezembro

| Economia

Enquanto 7 das 10 companhias de eletricidade vão aumentar os preços, as de gás vão reduzir.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
eletricidade

Imagens ilustrativas (PM)

Dez grandes companhias de energia elétrica anunciaram na quinta-feira (27) suas tarifas residenciais padrão para o consumo de dezembro [com fatura em janeiro do próximo ano], e sete delas terão aumentos de preços em comparação com o mês anterior. 

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

As tarifas de eletricidade das principais empresas de energia elétrica são ajustadas automaticamente de acordo com as flutuações nos preços dos combustíveis para geração de energia térmica.

Como as 7 companhias de eletricidade em Hokkaido, Tohoku, Hokuriku, Chugoku, Shikoku, Kyushu e Okinawa utilizam uma quantidade relativamente grande de energia proveniente de usinas a carvão e óleo, o consumo médio será de 10 a 39 ienes mais alto do que em novembro

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

As tarifas de eletricidade em Kansai permanecerão inalteradas. 

As de Tóquio e Chubu, que utilizam muita energia proveniente de usinas a gás natural liquefeito (GNL), terão tarifas de 5 a 18 ienes mais baixas.

Eletricidade sobe e gás fica mais barato

Enquanto os preços de importação de petróleo bruto e carvão subiram, os preços do gás natural liquefeito (GNL) caíram, com os resultados variando de acordo com a matriz energética de cada empresa. As quatro principais empresas de gás natural terão reduções de preços de 24 a 32 ienes devido à queda nos preços do GNL.

Toho terá o preço do gás natural mais alto, a 6.482 ienes, enquanto Tóquio terá o mais baixo, a 5.651 ienes.

Subsídios continuam

O governo planeja fornecer subsídios para as contas de eletricidade e gás para o período de janeiro a março, quando a demanda por aquecimento é alta.

Em janeiro e fevereiro, a eletricidade será subsidiada em 4,5 ienes por quilowatt-hora e o gás em 18 ienes por metro cúbico.

Em março, a eletricidade será subsidiada em 1,5 iene por quilowatt-hora e o gás em 6 ienes por metro cúbico. Isso representa quase o dobro dos subsídios concedidos no verão deste ano.

Fontes: Nikkei e Mainichi

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo