
Imagens ilustrativas (PM)
Dez grandes companhias de energia elétrica anunciaram na quinta-feira (27) suas tarifas residenciais padrão para o consumo de dezembro [com fatura em janeiro do próximo ano], e sete delas terão aumentos de preços em comparação com o mês anterior.
As tarifas de eletricidade das principais empresas de energia elétrica são ajustadas automaticamente de acordo com as flutuações nos preços dos combustíveis para geração de energia térmica.
Como as 7 companhias de eletricidade em Hokkaido, Tohoku, Hokuriku, Chugoku, Shikoku, Kyushu e Okinawa utilizam uma quantidade relativamente grande de energia proveniente de usinas a carvão e óleo, o consumo médio será de 10 a 39 ienes mais alto do que em novembro.
Artigos relacionados
As tarifas de eletricidade em Kansai permanecerão inalteradas.
As de Tóquio e Chubu, que utilizam muita energia proveniente de usinas a gás natural liquefeito (GNL), terão tarifas de 5 a 18 ienes mais baixas.
Eletricidade sobe e gás fica mais barato
Enquanto os preços de importação de petróleo bruto e carvão subiram, os preços do gás natural liquefeito (GNL) caíram, com os resultados variando de acordo com a matriz energética de cada empresa. As quatro principais empresas de gás natural terão reduções de preços de 24 a 32 ienes devido à queda nos preços do GNL.
Toho terá o preço do gás natural mais alto, a 6.482 ienes, enquanto Tóquio terá o mais baixo, a 5.651 ienes.
Subsídios continuam
O governo planeja fornecer subsídios para as contas de eletricidade e gás para o período de janeiro a março, quando a demanda por aquecimento é alta.
Em janeiro e fevereiro, a eletricidade será subsidiada em 4,5 ienes por quilowatt-hora e o gás em 18 ienes por metro cúbico.
Em março, a eletricidade será subsidiada em 1,5 iene por quilowatt-hora e o gás em 6 ienes por metro cúbico. Isso representa quase o dobro dos subsídios concedidos no verão deste ano.
Fontes: Nikkei e Mainichi







