
Momento em que o empresário e seu funcionário foram presos (Kobe Shimbun)
A Divisão de Assuntos Estrangeiros da Polícia da Província de Hyogo e a Delegacia de Polícia de Ikuta (Hyogo) prenderam 6 pessoas pelo emprego ilegal, na quarta-feira (26), incluindo o presidente de 79 anos da Asahi Foods (Chuo-ku, Kobe), que opera a rede de restaurantes Kobe Lámen Daiichi Asahi.
Além dele, um funcionário de 61 anos de uma empresa afiliada que supervisiona as operações das lojas, também é suspeito de violação da Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados, pelo emprego ilegal.
Segundo a polícia, eles teriam permitido o emprego de estudantes estrangeiros como arubaitos.
Artigos relacionados
Também foram presos 4 homens com idades entre 35 e 43 anos, sendo 3 de nacionalidade chinesa. Todos são funcionários de empresas afiliadas e atuavam como gerentes em quatro lojas operadas diretamente pela empresa em Kobe (Hyogo).
O presidente e o funcionário da empresa operadora são suspeitos de conspirar com os quatro gerentes das lojas para empregar um total de 10 arubaitos, vietnamitas e chineses, para o trabalho acima do que o limite legal de 28 horas semanais, entre dezembro de 2022 e junho de 2025. Dentre eles, alguns chegaram a trabalhar 90 horas semanais.
Eles também são suspeitos de empregar estrangeiros que não tinham permissão para exercer atividades fora de seu visto de residência ou que estavam com vistos vencidos. Na delegacia, todos os 6 suspeitos confessaram o emprego ilegal.
A polícia continua a investigação suspeitando que eles empregaram os estudantes estrangeiros de forma ilegal por falta de mão de obra.
Fontes: Kobe Shimbun e Sun TV







