Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Falta de água em Okinawa afeta 370 mil casas, comércios e aeroporto de Naha

| Sociedade

O rompimento de uma tubulação de água afetou o fornecimento em quase toda a província de Okinawa.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
Okinawa

Foto ilustrativa (PM)

Grande parte da população da província de Okinawa – ilha principal – está enfrentando um problema grave, de corte de água.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Na segunda-feira (24) o governo local informou que a tubulação que transporta água de uma represa para uma estação de tratamento rompeu, causando um grande vazamento. 

Esse acidente resultou em falta de água para cerca de 370 mil residências em 17 municípios e vilas, principalmente nas regiões central e sul da ilha principal, incluindo a capital Naha, a partir daquela noite.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Estão sendo realizados trabalhos para restabelecer o abastecimento de água por meio de uma fonte alternativa, e a previsão é de que a falta de água seja resolvida até a manhã de terça-feira (25).

De acordo com o Departamento de Relações Públicas do governo da província, uma empresa contratada confirmou que a tubulação de água enterrada sob uma estrada municipal na vila de Ogimi se rompeu e apresentou vazamento por volta das 3h da manhã de segunda-feira. 

rompimento de tubulacao causa falta dagua em okinawa destaque 1

Tubulação rompida causa alagamento em Ogimi (JNN)

A tubulação danificada transporta água para uma estação de tratamento na parte central da ilha principal de Okinawa, e o abastecimento dessa estação foi interrompido após as 18h daquele dia. Entre as cidades afetadas estão Kin, Yomitan, Urasoe, Nishihara, Naha e outras.

Às 20h30, os cortes de água começaram em algumas áreas da cidade de Naha, capital de Okinawa. Essas tubulações de água foram instaladas há mais de meio século, e o governo vê a deterioração como a causa.

Em resposta ao corte de água, o Edifício do Aeroporto de Naha decidiu fechar todos os restaurantes e bares na terça-feira. As lojas de varejo permanecerão abertas, mas a venda de alguns produtos que utilizam água, como sorvete expresso, também será suspensa.

Os banheiros não foram afetados. As notificações foram enviadas a cada loja por e-mail logo após as 15h30 de segunda-feira.

Fontes: Yomiuri, Okinawa Times e JNN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo