
O governo do Japão planeja um pacote de estímulo com foco na distribuição de vale-arroz, devido aos preços recordes (imagem ilustrativa/PM)
O governo japonês decidiu incluir o uso de vale-arroz nas medidas abrangentes de estímulo econômico que em breve irá compilar, visto que os preços do grão permanecem em níveis historicamente altos, disseram fontes familiarizadas com o assunto no sábado (8).
O ministro da Agricultura, Norikazu Suzuki, afirmou que alguns municípios já distribuíram os vales e que o governo central deveria considerar a introdução de um programa de subsídios locais para apoiar a distribuição desses certificados às famílias.
O governo planeja expandir seu programa de subsídios existente, que permite aos municípios decidir como usar os fundos, e prioriza claramente iniciativas de apoio à compra de arroz como projetos recomendados, disseram as fontes.
Artigos relacionados
O preço médio de varejo de um saco de 5Kg de arroz permanece em torno de ¥4 mil, contribuindo para custos alimentares persistentemente altos. Isso se tornou um fardo especialmente para famílias com crianças, bem como para idosos que dependem de aposentadorias.
No entanto, a distribuição de vale-arroz envolverá custos administrativos e de postagem. Alguns governos locais que já distribuíram os vales limitaram o número de famílias elegíveis, mas em alguns casos, o custo total do projeto foi cerca de 1,5 vezes o valor dos cupons de arroz fornecidos.
O ministro da Agricultura expressou oposição à tentativa da administração anterior de conter a alta dos preços do arroz liberando grãos de reserva, que agora está bem abaixo de seu nível normal.
A primeira-ministra Sanae Takaichi afirmou que seu governo prioriza medidas para aliviar o impacto da inflação e irá compilar rapidamente um orçamento suplementar para financiar um pacote de estímulo.
Fonte: JT







