
Apesar do susto após o ataque de urso, a vítima não corre risco de morte (ilustrativa/banco de imagens)
Um homem, de 80 anos, foi atacado e ferido por um urso por volta das 13h15 de quinta-feira (27) em Katsuyama (Fukui). A cidade anunciou o incidente.
O local do incidente foi uma pequena comunidade perto do rio Kuzuryu. O homem está consciente e seus ferimentos não são fatais.
O paradeiro do urso é desconhecido.
Artigos relacionados
Desde abril de 2025, foram registrados mais de 100 ataques de ursos em todo o país, com 13 mortes confirmadas até novembro, superando o recorde anterior de 6 mortes em 2023.
Os ursos, que incluem o urso-negro-asiático e o urso-pardo de Hokkaido, estão se aventurando em áreas urbanas e residenciais com frequência crescente. Na província de Akita, por exemplo, o número de avistamentos foi seis vezes maior em 2025.
Ações Governamentais
O governo japonês e as autoridades locais estão tomando medidas emergenciais drásticas:
-
Mobilização militar: militares e tropas de Defesa foram enviados para regiões do norte, como Akita, para ajudar na captura e controle dos animais.
-
Autorização de abate: a polícia foi autorizada a usar rifles contra os animais, e leis estão sendo revisadas para facilitar o abate de ursos que se aproximam de áreas urbanas por caçadores licenciados.
Causa do aumento
Uma baixa colheita de bolotas (frutos de carvalho), uma importante fonte de alimento para os ursos, os força a procurar comida perto de assentamentos humanos.
O envelhecimento e a diminuição da população humana em muitas vilas montanhosas fazem com que os ursos se sintam menos cautelosos e sejam atraídos por plantações abandonadas e lixo.







