Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Incêndios envolvendo carregadores portáteis disparam no Japão

| Sociedade

Incidentes com power banks em chamas mais que dobram no Japão entre 2020 e 2024. Autoridades e setor privado reforçam medidas de segurança e conscientização. Casos recentes ocorreram em transportes e hotéis.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
power bank 28 nov 2025 destaque

Alerta no Japão: uso de power banks exige atenção redobrada (imagem ilustrativa/PM)

Com o número de carregadores portáteis (power banks) que pegaram fogo no Japão tendo mais que dobrado entre 2020 e 2024, os setores público e privado começaram a fortalecer as medidas de segurança e os esforços para aumentar a conscientização pública, em meio a uma série de incidentes semelhantes em espaços públicos este ano.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação (NITE), que analisa acidentes relacionados a produtos, houve 123 acidentes envolvendo power banks em 2024, 2,6 vezes mais que os 47 casos registrados em 2020.

Este ano, também houve casos em que carregadores portáteis de íon de lítio pegaram fogo em locais públicos.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Casos recentes em transportes e hotéis

Em julho, um power bank listado como produto recolhido pegou fogo dentro dos pertences de um passageiro na movimentada linha circular Yamanote, em Tóquio, ferindo levemente cinco pessoas.

No início de outubro, uma mulher e um passageiro sentado ao lado dela sofreram queimaduras quando um carregador portátil pegou fogo dentro da bolsa da mulher em um trem do metrô em Osaka.

Também em outubro, hóspedes de um hotel em Quioto foram temporariamente evacuados após um incêndio ter começado enquanto um power bank estava carregando.

No mesmo mês, fumaça saiu de uma bolsa contendo múltiplos power banks em um voo, pouco depois da decolagem do aeroporto de Naha (Okinawa) embora tenha sido rapidamente extinta.

O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, juntamente com companhias aéreas, em julho, começou a pedir que passageiros não guardassem power banks em compartimentos superiores e, em vez disso, mantê-los por perto quando em uso durante os voos.

Medidas governamentais e causa dos acidentes

A West Japan JR Bus Co. também começou a pedir aos passageiros, no momento do embarque, que mantenham esses dispositivos ao alcance.

Em um esforço para garantir a segurança dos produtos, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria planeja publicar os nomes de fornecedores que vendem ou importam power banks e produtos similares cuja segurança não pode ser confirmada, a partir de dezembro.

Masashi Ishikawa, professor de eletroquímica na Universidade de Kansai, afirmou que o aumento da produção de produtos de baixa qualidade é um fator importante por trás do crescimento dos acidentes, pois a produção de baterias de íon-lítio não acompanhou o aumento da demanda por power banks e ventiladores portáteis.

“No inverno, estar perto de aquecedores ou manter os dispositivos dentro da roupa aumenta o perigo porque o calor tende a se acumular” , ele acrescentou. “Se você notar qualquer anormalidade, como alta temperatura ou inchaço do dispositivo, pare de usá-lo imediatamente”.

Fonte: JT

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo