
Foto ilustrativa (PM)
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) divulgou na quinta-feira (27) a previsão do tempo para dezembro, alertando para um início de mês com frio intenso e quedas bruscas de temperatura em todo o país.
Com a chegada de dezembro, a massa de ar frio deve afetar o arquipélago japonês com maior frequência.
A previsão indica que o leste do Japão deverá ter temperaturas médias mensais mais baixas do que a média histórica.
Artigos relacionados
No oeste, norte, Okinawa e Amami, as temperaturas deverão permanecer próximas da média anual.
No entanto, a AMJ destaca que o início de dezembro trará temperaturas abaixo da média em todo o país, com quedas repentinas. A segunda semana do mês, entre 6 e 12 de dezembro, é o período de maior alerta, com previsão de temperaturas inferiores à média nacional.
Atenção: a AMJ pede que a população esteja preparada para ondas de frio repentinas, nevascas intensas e grandes variações diárias de temperatura.
Dezembro poderá ter mais neve

Neve ou chuva em maior quantidade nas províncias banhadas pelo Mar do Japão (WeatherNews)
O aumento na prevalência dos padrões de pressão típicos do inverno em dezembro intensifica a precipitação em certas regiões.
- Costa do Mar do Japão (norte e leste): Espera-se um aumento nos dias de chuva e neve, com chance de precipitação intensa. Devido à maior suscetibilidade ao ar frio, a precipitação de neve será normal ou acima da média nessa costa. Os moradores devem se preparar com antecedência para fortes nevascas e tempestades de neve. Recomenda-se ficar atento a nevascas repentinas e à baixa visibilidade devido a tempestades de neve e evitar viajar durante condições climáticas severas.
- Lado do Pacífico (costa leste e oeste): a precipitação deve ficar abaixo da média, resultando em mais dias ensolarados.
Alertas de saúde e segurança

De Kyushu a Tokai, temperaturas mais baixas que a média (WeatherNews)
A AMJ também emitiu alertas importantes.
- Risco de incêndio: na costa do Pacífico, o ar permanece muito seco em dezembro, pois a precipitação em novembro foi significativamente menor do que a média. As condições favoráveis a incêndios persistem, exigindo cautela no manuseio do fogo.
- Saúde: com a chegada da temporada da influenza, é prudente que a população tome precauções, como usar máscaras ao sair em público e ventilar bem o ambiente, mesmo nos dias frios.
- Variação de frio: à medida que o final do ano se aproxima, o clima frio se tornará mais característico. Recomenda-se preparar o vestuário adequado de inverno para evitar influenza e resfriados.
Fontes: WeatherNews e Tenki







