Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Jimmy Cliff, lenda do reggae, morre aos 81 anos

| Notícias do Mundo

Jimmy Cliff, astro jamaicano do reggae e ator, morreu em Kingston, na sua terra natal.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Jimmy Cliff

Festival du Bout du Monde 2012 (Wikimedia)

Jimmy Cliff (James Chambers), cantor e ator vencedor do Grammy, que ajudou a música reggae jamaicana a encontrar seu lugar na cultura pop global, morreu aos 81 anos.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

“É com profunda tristeza que compartilho a notícia de que meu marido, Jimmy Cliff, faleceu devido a uma convulsão seguida de pneumonia”, disse Latifa Chambers, esposa de Cliff, em uma publicação em sua conta oficial do Instagram, na segunda-feira (24), horário local.

A premiada carreira de Cliff como músico abrangeu décadas e incluiu alguns dos maiores sucessos do reggae, como “Many Rivers to Cross”, “Wonderful World”, “Beautiful People” e muitos outros. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 2010, que o descreveu como o “primeiro campeão” do reggae.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

“Jimmy Cliff foi fundamental para a disseminação do reggae para além da Jamaica”, disse o Hall da Fama em seu site. “Um autoproclamado pastor do reggae, Cliff viajou por todo o mundo para compartilhar o som suave e ensolarado.”

“Many Rivers” e outros dois sucessos — “You Can Get It If You Really Want” e “The Harder They Come” — foram destaques na trilha sonora oficial do filme de 1972, também intitulado “The Harder They Come”, estrelado por Cliff Richard.

Seu papel principal como um rebelde armado no drama policial de 1972, é um marco do cinema jamaicano e é considerado o filme que levou o reggae para os Estados Unidos.

“A atuação de Cliff é fascinante e autêntica”, escreveu o Grammy Awards em uma avaliação da trilha sonora, 50 anos após o lançamento do filme. A premiação observou que Cliff, cujo nome de batismo era James Chambers, havia presenciado pelo menos parte do que foi retratado no filme.

“Enquanto buscava uma carreira como cantor, Jimmy Cliff viu em primeira mão o crime, a violência e a mentalidade de sobrevivência do mais forte nas áreas dos guetos onde o reggae nasceu”, afirmou a avaliação. Cliff nasceu em 30 de julho de 1944, durante um furacão no distrito de Somerton, em St. James, Jamaica, de acordo com sua biografia oficial. Quatorze anos depois, ele emplacou seu primeiro sucesso, “Hurricane Hattie”, dando início a uma carreira que se estendeu até este século.

Jimmy Cliff e seus prêmios

Ele ganhou o Grammy de melhor álbum de reggae em 1986 por “Cliff Hanger” e novamente em 2013 por “Rebirth”. Foi indicado diversas outras vezes.

Suas canções frequentemente abordavam a libertação de ambientes opressivos e figuras de autoridade — e, apropriadamente, considerando seu nascimento durante um furacão, também incluíam referências à natureza e às tempestades.

Em “The Harder They Come”, ele cantava sobre lutar “tão certo quanto o sol brilhará”, acrescentando alguns versos depois: “Mas eu prefiro ser um homem livre em meu túmulo/Do que viver como um fantoche ou um escravo”.

Suas contribuições para a música e a cultura jamaicanas foram reconhecidas em outubro de 2003, quando recebeu a prestigiosa Ordem do Mérito do país.

Sua esposa, em uma mensagem aos fãs publicada na segunda-feira, disse estar grata por todos os amigos e artistas que Jimmy Cliff tinha em alta estima.

“A todos os seus fãs ao redor do mundo, saibam que o apoio de vocês foi a força dele durante toda a sua carreira”, escreveu Chambers. “Ele realmente apreciava o carinho de cada um de seus fãs.”

Uma de suas filhas é a atriz e cantora brasileira Nabiyah Be.

Assista a um de seus vídeos, cantando “I Can See Clearly Now”.

Fontes: ABC e Expresso


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo