
População estrangeira no Japão atinge 3,76 milhões, um recorde, com destaque para áreas industriais e turísticas (imagem ilustrativa/PM)
Residentes estrangeiros representaram mais de 10% da população em 27 municípios do Japão em janeiro, com as proporções na maioria superando os níveis que um instituto nacional de pesquisa havia projetado que não seriam alcançados até 2070 para o país como um todo, conforme dados governamentais divulgados no domingo (2).
Com mais pessoas do exterior se estabelecendo no Japão como trabalhadores essenciais em meio à crescente escassez de mão de obra, o número de residentes estrangeiros atingiu 3,76 milhões no final do ano passado, um aumento recorde de 350 mil em relação ao ano anterior, de acordo com dados do registro de residentes e estatísticas de imigração.
Municípios com populações de residentes estrangeiros acima da média nacional de 3% são notadamente áreas industriais ou destinos turísticos.
Artigos relacionados
O Instituto Nacional de Pesquisa Populacional e de Previdência Social projetou em 2023 que os residentes estrangeiros formariam 10,8% da população do Japão até 2070.
Uma análise de dados cobrindo 1.892 municípios e distritos administrativos descobriu que a vila de Shimukappu (Hokkaido) tinha a maior proporção de estrangeiros, com 36,6%.
Foi seguida por Akaigawa (Hokkaido), o distrito de Ikuno (Osaka), Oizumi (Gunma), e Kutchan (Hokkaido) todos com populações estrangeiras superiores a 20%.
Os 27 municípios, espalhados por 13 das 47 províncias do Japão, incluíam não apenas zonas industriais e pontos turísticos, mas também áreas com comunidades de residentes estrangeiros há muito tempo estabelecidas.
Quase 80% deles já excederam a projeção de 10,8% da população estrangeira feita pelo instituto nacional de pesquisa.
Enquanto isso, um total de 151 municípios em 27 províncias tinham residentes estrangeiros excedendo 5% de sua população, enquanto apenas duas vilas tinham zero residentes estrangeiros.
Revisão na lei de imigração em 1990
Até a década de 1960, o número de residentes estrangeiros no Japão girava em torno de 600 mil. Após uma revisão da lei de imigração em 1990, que permitiu que pessoas de ascendência japonesa vivessem no Japão como residentes de longo prazo, o aumento tornou-se mais pronunciado.
Embora o número tenha caído devido a demissões e migração de retorno durante a crise financeira global de 2008, ele voltou a subir mais tarde. Após uma queda durante a pandemia de Covid-19, a população está agora no que é considerada uma terceira fase de expansão.
Nos últimos anos, a introdução de um visto para trabalhadores qualificados específicos e outras revisões do sistema de imigração aceleraram ainda mais o crescimento das populações de residentes estrangeiros.
Fonte: MN







