
Cinema japonês perde Tatsuya Nakadai, ícone de Kurosawa (YouTube/TBS)
O ator japonês Tatsuya Nakadai, que estrelou filmes como “Ningen no Joken” (Guerra e Humanidade) e “Kagemusha” (A Sombra do Samurai), morreu de pneumonia no sábado (8), conforme foi divulgado na terça-feira (11). Ele tinha 92 anos.
Nascido em Tóquio, Nakadai, cujo nome verdadeiro era Motohisa, ingressou na renomada companhia de teatro japonesa Haiyuza em 1955.
Ele ganhou destaque por seu papel principal na peça “Yurei” (Fantasma). Sua ascensão ocorreu com o filme “Hinotori” (Fênix), de 1956, e ele interpretou o protagonista em “Ningen no Joken”, dirigido por Masaki Kobayashi.
Artigos relacionados
Nakadai apareceu em filmes populares como “Yojimbo” (O Guarda-Costas) e “Sanjuro”, ambos dirigidos pelo proeminente diretor japonês Akira Kurosawa, “Fumo Chitai” (A Zona Estéril) de Satsuo Yamamoto e “Wagahai wa Neko de Aru” (Eu Sou um Gato) de Kon Ichikawa.
“Seppuku”(Harakiri), dirigido por Kobayashi e estrelado por Nakadai, ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Cannes em 1963. Já “Kagemusha” foi premiado com a Palma de Ouro no festival de Cannes de 1980.
Nakadai interpretou o papel principal de Taira no Kiyomori, um chefe do clã Taira no período Heian (794-1185), no drama televisivo “Shin Heike Monogatari” (A Nova História de Heike), transmitido pela Japan Broadcasting Corp., ou NHK , em 1972.
Ele também atuou em várias obras-primas de dramas televisivos, incluindo “Kiga Kaikyo” (Um Fugitivo do Passado) e “Daichi no Ko'”(Um Filho da Boa Terra).
Fonte: NP







